Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16383
Título: Laboratório virtual no ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para o ensino de Cinética Química numa perspectiva problematizadora
Autor(es): Almeida, Cristine Nachari Moura de
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividades experimentais
Software educacional
Crocodile Chemistry
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: A utilização das atividades experimentais no Ensino de Química tem se apresentado como uma estratégia de ensino que auxilia na consolidação do conhecimento, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo do estudante, proporcionando uma aprendizagem significativa. Neste processo, os estudantes se encontram no papel de sujeitos ativos, onde eles constroem hipóteses, conceitos e opiniões, dentro de uma perspectiva problematizadora. Além da experimentação em laboratório, é possível utilizar outros recursos para facilitar a compreensão e interpretação dos fenômenos químicos, como por exemplo, o uso de um software educacional (crocodile chemistry), que se apresenta como uma ferramenta potencializadora para a construção do conhecimento no ensino de Química. Desta forma, este trabalho de pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática a partir do uso do laboratório virtual de Química (Crocodile Chemistry) para o conteúdo de Cinética Química numa perspectiva problematizadora, com 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, onde o primeiro foi baseado na escala de Likert com objetivo dos estudantes avaliarem a proposta de ensino. Já o segundo foi elaborado a partir de questões especificas voltadas ao conteúdo, com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes. Os resultados do primeiro questionário foram expressos em gráficos com percentuais e o segundo foi apresentado em uma tabela, onde se fez um comparativo entre erros e acertos antes e após a aplicação da proposta didática, buscando interpretá-los e analisá-los á luz do referencial teórico em estudo. Os resultados revelam que a metodologia utilizada teve um papel importante na construção do conhecimento, visto que os estudantes participaram de forma ativa, apresentando explicações para os fenômenos observados em cada experimento, como também apresentaram resultados satisfatórios frente à assimilação dos conceitos trabalhados, o que evidencia uma aprendizagem significativa.
Descrição: ALMEIDA, C. N. M. de. Laboratório virtual no ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para o ensino de Cinética Química numa perspectiva problematizadora. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16383
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristine Nachari Moura de Almeida.pdfPDF - Cristine Nachari Moura de Almeida17.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.