Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16384
Título: Atividades experimentais no ensino de Química: Uma análise dos roteiros presentes em livros didáticos do PNLD 2015 para o conteúdo de Termoquímica
Autor(es): Godoi, Thaysla Rayana Araújo
Palavras-chave: Livros didáticos
Atividades experimentais
Ensino de Química
Termoquímica
Data do documento: 7-Nov-2016
Resumo: A inserção da experimentação no Ensino de Química tem se configurado como uma estratégia de ensino potencializadora capaz de promover uma aprendizagem a partir da compreensão dos diversos fenômenos estudados nesta ciência. Nesse sentido, os experimentos devem apresentar um roteiro que possa proporcionar um ensino construtivista e sociocultural. Dessa forma, busca-se romper com a velha concepção de trabalhar os experimentos a partir do uso de roteiros prontos e acabados, com o propósito de comprovar teorias e conceitos científicos. Pelo contrário, o professor deve dar espaço aos alunos para explanarem suas opiniões a partir das observações feitas nas aulas, buscando trabalhar o experimento numa perspectiva problematizadora. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa, tem como objetivo de analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2015 apresentam as atividades experimentais para o Ensino de Termoquímica. Desta forma buscou-se analisar os roteiros experimentais, tomando como base as ideias apresentadas por Silva et al. (2012), com o objetivo de classificar os roteiros em tradicional, sociocultural e construtivista. Já na segunda categoria, buscou-se analisar os experimentos a partir da classificação proposta por Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação às metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais utilizados e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados e a presença de orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. As análises foram apresentadas em tabelas, como também foi feito um recorte das imagens dos roteiros extraídos dos livros, buscando em seguida analisá-los, articulando-os com os referenciais teóricos do objeto em estudo. Os resultados obtidos evidenciam algumas falhas existentes nos roteiros experimentais, necessitando que os professores de Química possam avaliá-los de forma criteriosa, buscando saber fazer uma escolha consciente que o ajudará a construir um conhecimento químico dentro de uma perspectiva construtivista e sociocultural. Percebe-se que alguns roteiros se apresentam dentro de uma perspectiva tradicional. No que se refere à segunda categoria analisada, é possível concluir que nenhum dos livros do PNLD 2015, no que se refere ao capítulo de Termoquímica, contemplam em sua totalidade, as subcategorias analisadas na classificação proposta por Santos (2006).
Descrição: GODOI, T. R. A. Atividades experimentais no ensino de Química: Uma análise dos roteiros presentes em livros didáticos do PNLD 2015 para o conteúdo de Termoquímica. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16384
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaysla Rayana Araújo Godoi.pdfPDF - Thaysla Rayana Araújo Godoi21.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.