Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/164
Título: “O caso Maria das Dores”: a violência contra a mulher representada no Teatro-Fórum por adolescentes de Campina Grande-PB
Autor(es): Oliveira, Melissa Rodrigues de
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Saúde pública
Mulheres
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: A violência contra a mulher no Brasil é um sério problema de Saúde Pública e constitui violação da perspectiva de cidadania e dos direitos humanos com implicação direta sobre a situação de saúde das vítimas, orientando a formulação de políticas públicas na direção da defesa dos direitos da mulher. Destarte, torna-se fenômeno complexo e multifacetado, em virtude de sua relação com aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. O objetivo foi analisar a compreensão de adolescentes sobre violência, através da utilização do dispositivo de Teatro-Fórum. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa de Pesquisa-Ação, utilizando o Teatro do Oprimido, através da modalidade do Teatro-Fórum, como suporte para coleta de dados. O estudo teve como colaboradores 14 adolescentes freqüentadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) do bairro da Conceição em Campina Grande-PB. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo (Temática) proposta por Bardin (1977). Identificamos quatro categorias relacionadas à temática da violência contra a mulher: direitos da mulher e outros dispositivos no combate à violência de gênero abordando direito da mulher, movimento social, leis, organizações não governamentais e campanhas publicitárias; comportamento da vítima de violência abordando atitudes e fragilidade da mulher diante da família; sofrimentos decorrentes da violência contra a mulher abordando ameaça, medo, ciúme, relações intrafamiliares e morte; mecanismos de intervenção na violência contra a mulher abordando tratamento para o agressor, palestras, reuniões e grupos operativos para mulheres. A avaliação dos adolescentes sobre a proposta incluiu a compreensão e contribuição dessa abordagem para combate à violência conta a mulher. Percebemos que a modalidade do Teatro-Fórum promoveu, junto aos adolescentes atores e espect-atores, sensibilização sobre a situação-problema da violência intrafamiliar ocorrida na comunidade, subsidiando a reflexão e identificação de possibilidades de intervenção para o enfrentamento da realidade, na perspectiva do teatro como um recurso de educação para a saúde.
Descrição: OLIVEIRA, M. R. de. “O caso Maria das Dores”: a violência contra a mulher representada no Teatro-Fórum por adolescentes de Campina Grande-PB. 2010. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/164
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melissa Rodrigues de Oliveira.pdfMelissa Rodrigues de Oliveira1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.