Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16403
Título: Estimulação transcraniana por corrente contínua na modulação da dor neuropática: Uma revisão sistemática
Autor(es): David, Mírian Celly Medeiros Miranda
Palavras-chave: Dor neuropática
Dor crônica
Neuroestimulação
Eletroterapia
Data do documento: 3-Abr-2017
Resumo: Introdução: A Dor Neuropática (DN) é resultante de doença/lesão no sistema nervoso somatossensorial. A Farmacoterapia promove alívio parcial dos sintomas, necessitando-se da implementação de terapias complementares. A pesquisa tem como objetivo investigar o efeito neuromodulador da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) sobre a DN. Método: Revisão Sistemática de artigos publicados nos últimos cinco anos a partir das bases de dados MEDLINE, PubMed, LILACS, Cochrane, Scopus, ScienceDirect e PEDro. A busca ocorreu entre janeiro e março de 2017 através dos descritores: Neuropathic Pain, Neuralgia, Nerve Pain, Central Pain, Peripheral Nerve Pain, Transcranial Direct Current Stimulation. Incluiu-se artigos completos; nos idiomas português, inglês ou espanhol; mínimo de um grupo controle; e ao menos uma variável pré/pós intervenção, excluindo-se estudos de revisão, caso/série de casos, modelo animal ou terapia combinada. Em seguida, avaliou-se a qualidade dos artigos selecionados através da Escala PEDro, testando-se o nível de concordância entre os avaliadores a partir do Teste de Kappa Cohen, considerando significante p<0,05. Resultados: A seleção culminou em nove artigos (PEDro: 8,7±0,5; Teste Kappa: 0,728, p<0,01), sendo sete estudos clínicos randomizados e dois controlados. Entre as causas de DN, observou-se: Lesão medular (LM), Amputação, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Neuralgia do Trigêmio (NT), Esclerose Múltipla (EM) e Radiculopatia. Todos os estudos apresentaram efeitos significantes da ETCC na DN quando comparado ao grupo controle, exceto um estudo com LM e um relacionado à Radiculopatia. Conclusão: Sugere-se que a ETCC é uma técnica promissora na modulação da DN, especialmente nos casos de LM, AVC, NT, EM e Amputação.
Descrição: DAVID, M. C. M. M. Estimulação transcraniana por corrente contínua na modulação da dor neuropática: Uma revisão sistemática. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16403
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mírian Celly Medeiros Miranda David.pdfPDF - Mírian Celly Medeiros Miranda David13.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.