Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16410
Título: Prevalência de hipertensão arterial sistêmica e fatores de risco associados em idosos acometidos por acidente vascular encefálico
Autor(es): Rocha, Mayara Araújo
Palavras-chave: Saúde do idoso
Acidente Vascular Encefálico
Plegia
Hipertensão Arterial Sistêmica
Data do documento: 9-Mar-2017
Resumo: Objetivou-se investigar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica e fatores associados em idosos acometidos por acidente vascular encefálico. Estudo epidemiológico, de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizado em Campina Grande, Paraíba, Brasil, no ano de 2014. A população do estudo foi composta por 42.740 idosos, para a qual foi estimada uma amostra probabilística de 100 participantes, incluídos a partir de critérios de elegibilidade. Os dados coletados foram tabulados e analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences. Constatou-se 52% de idosos com excesso de peso; circunferência abdominal alterada (73%), e níveis pressóricos alterados (58%). Um percentual de 90% referiu ter diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, que esteve associado aos fatores cor (p=0,031) e histórico familiar (p=0,013). O nível alterado de pressão arterial esteve associado a IMC (p<0,001) e circunferência abdominal (p=0,002). As condições que envolvem o processo de envelhecimento dos idosos acometidos por AVE investigados nesse estudo, dão conta de uma população com alteração em importantes indicadores epidemiológicos.
Descrição: ROCHA, M. A. Prevalência de hipertensão arterial sistêmica e fatores de risco associados em idosos acometidos por acidente vascular encefálico. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16410
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Araújo Rocha.pdfPDF - Mayara Araújo Rocha14.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.