Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16413
Título: Técnicas de neuromodulação não-invasiva no tratamento da dor crônica: Uma revisão narrativa
Autor(es): Santos, Francielly Guedes dos
Palavras-chave: Dor crônica
Estimulação Magnética Transcraniana
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Eletroterapia
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável que decorre de uma lesão real ou potencial aos tecidos, atuando como sinal de alerta ao organismo. No entanto, a cronificação deste sintoma não possui utilidade biológica e é mediada por mecanismos de neuroplasticidade não funcionais, relacionados ao aprendizado e memorização da dor mesmo quando não há estimulo. Logo, o tratamento da dor crônica é desafiador e deve ser capaz de promover alterações no padrão funcional do cérebro. Neste âmbito estão inseridas as promissoras técnicas de neuromodulação não-invasiva, capazes de alterar a excitabilidade e funcionamento cortical, dentre elas, a Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). Sendo assim, este estudo teve como objetivo expor as evidências sobre as técnicas de neuromodulação não-invasiva no tratamento da dor crônica. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, cujas informações foram advindas de bases de dados eletrônicas MEDLINE/Pubmed e LILACS/Scielo com os descritores considerados em língua portuguesa e inglesa: Dor Crônica; Estimulação Magnética Transcraniana; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; bem como por livros relacionados a temática. Os resultados sugerem a ETCC anódica como potencial tratamento da dor crônica capaz de aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, alterar o padrão de ondas cerebrais, aumentar o limiar doloroso e reduzir a sintomatologia da dor, indicada em casos de fibromialgia, Disfunção Temporomandibular (DTM) e enxaqueca, podendo ser utilizada concomitantemente a outras técnicas. No que se refere a dor lombar crônica os resultados mencionam ineficácia da ETCC. Quanto a EMT na dor crônica, as evidências da literatura indicam efeitos analgésicos em casos de dor neuropática, fibromialgia, cefaleia, dor orofacial refratária e na síndrome da dor miofascial. Em casos de dor lombar crônica a EMT profunda observou resultados positivos. Portanto, as técnicas de neuromodulação não- invasiva apresentam efeitos analgésicos importantes principalmente se realizadas a longo prazo, sendo uma terapêutica promissora de baixo custo, indolor e que atua diretamente nos componentes da dor.
Descrição: SANTOS, F. G. dos. Técnicas de neuromodulação não-invasiva no tratamento da dor crônica: Uma revisão narrativa. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16413
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francielly Guedes dos Santos.pdfPDF - Francielly Guedes dos Santos14.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.