Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16425
Título: Avaliação da eficácia do extrato de folhas de Schinopsis brasiliensis Engler como conservante em uma formulação cosmética
Autor(es): Andrade, Jéssica Cabral de
Palavras-chave: Conservante sintético
Plantas medicinais
Reações adversas
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: A contaminação microbiana é um dos problemas enfrentados pela indústria de cosméticos, sendo de difícil controle e afetando negativamente a imagem final do produto. O uso de conservantes sintéticos surge como uma alternativa para se tentar diminuir a proliferação de microrganismos. Existe uma variedade de classes dessas substâncias disponíveis no mercado, aumentando assim a vida útil do produto. Porém, alguns desses conservantes podem apresentar efeitos indesejáveis, tais como alergias, irritações, e até mesmo efeitos tóxicos. Na tentativa de diminuir esses problemas e aumentar a valorização de práticas alternativas, o uso de produtos naturais surge como uma solução. A Schinopsis brasiliensis Engler, é uma planta medicinal comum no nordeste brasileiro, principalmente na região que compreende a caatinga. Os raizeiros da cidade de Campina Grande-PB indicam o seu uso com diversas finalidades, tais como: antimicrobiano, antidiarréico, ação antisséptica, e para cicatrização de feridas. Tais atividades, se devem ao fato dessa planta apresentar metabólitos secundários como: flavonoides, taninos, antocianinas, saponinas, alcalóides, flavonóis e flavonas. Assim, esse trabalho teve como objetivo, avaliar a atividade antimicrobiana e conservante de S. brasiliensis utilizando microrganismos presentes em contaminações de formulações cosméticas. O extrato etanólico foi obtido através de percolação, utilizando o álcool etílico 96% como solvente. A atividade antimicrobiana do extrato foi avaliada pelo método de microdiluição utilizando as cepas de Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Candida albicans. A formulação contendo o extrato foi, posteriormente, submetida ao teste-desafio, no qual as amostras foram contaminadas observou-se que S. brasiliensis mostrou uma boa atividade antimicrobiana frente aos artificialmente pelos microrganismos. Quanto aos resultados da CIM, microrganismos testados. E que, a formulação contendo o extrato como único conservante apresentou atividade inibitória frente as bactérias, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e contra o fungo Candida albicans. Dessa forma, pôde-se concluir que o extrato apresentou atividade relevante contra alguns microrganismos, podendo ser utilizado em substituição aos conservantes sintéticos.
Descrição: ANDRADE, J. C. de. Avaliação da eficácia do extrato de folhas de Schinopsis brasiliensis Engler como conservante em uma formulação cosmética. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16425
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Cabral de Andrade.pdfPDF - Jéssica Cabral de Andrade11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.