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Título: Literatura infantil afro brasileira: da importância ao relato de experiência
Autor(es): Marques, Suenia Kelli Batista
Palavras-chave: Literatura infantil afro brasileira
Lei 10.639/03
Criança
Escola
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Esse artigo se configura como sendo um relato de experiência que defende a importância da Literatura Infantil para a construção da identidade racial das crianças e adolescentes na escola. Tendo como objetivo apresentar um relato de experiência, a partir das vivências em sala de aula voltadas para a questão afro- descendente no contexto da literatura infantil. Considerando que esta nada mais é que a grande aliada, tanto da formação do leitor, como da luta contra o racismo na escola e na sociedade, incluindo a Lei Nº 10.639/03, aprovada em 2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a Cultura Africana e afro descendente. Esse estudo está dividido em três partes, sendo que a primeira enfoca perpassamos nosso olhar sobre a concepção de infância e os percussores da literatura infantil no mundo e no Brasil, bem como sobre o racismo presente nas obras de Monteiro lobato. Finalizando com um relato de experiência, demonstrando algumas possibilidades de trabalhar a história e a cultura africana e através de experiências práticas com a literatura infantil na sala de aula. Ancoramo-nos nos estudos de Santos (1987); Dória (2008); Baldi (2009); Abramovich (1995) e outros.
Descrição: MARQUES, S. K. B. Literatura infantil afro brasileira: da importância ao relato de experiência. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16445
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