Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16454
Título: Formação do professor em geografia e lacunas no cotidiano da sala de aula em relação ao conteúdo solos
Autor(es): Carvalho, Fernanda Thaynelly Aciole de
Palavras-chave: Formação do professor
Sala de Aula
Geografia
Solo
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: O profissional licenciando em Geografia no decorrer de sua caminhada depara-se com obstáculos distintos que moldam sua identidade enquanto formador. O decorrer desta caminhada, faz com que este profissional absorva metodologias de diferentes professores que passaram neste processo de sua vida. Uma problemática comum a ser debatida no curso de formação do professor em Geografia é a ligação da teoria com a prática, a preparação destes profissionais, realizada em Instituições de Ensino Superior, para realidade do cotidiano escolar, acarretando numa não preparação profissional para lecionar em turmas do ensino básico, tendo em vista que um número considerável de alunos do durante a formação compreendem que a realidade que encontraram ou ainda irá encontrar em sala de aula da Educação Básica, encontrase totalmente dissociada da teoria estudada na IES. Este profissional na medida que não se sente seguro para lecionar e mesmo assim, por situações adversas, tem de encarar este ambiente, acaba acarretando num processo de ensino-aprendizagem com falhas gerando um ciclo no qual o aluno do ensino básico ao estudar determinado assunto não compreenderá a importância e a ligação que tem com seu entorno. A disciplina de Geografia é rica em conteúdos que se fazem presentes na vida do indivíduo e o professor desta área tem como seu maior aliado a construção da ponte de saberes entre a sala de aula e o meio que cerca o seu aluno. Focalizou-se nesta pesquisa a visão que 24 profissionais em formação do curso de Geografia da UEPB do campus I, entre 20 e 53 anos de idade, têm acerca da formação que estão recebendo, bem como a análise da aprendizagem de um total de 79 alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II do município de Esperança sobre o que absorveram do conteúdo de Solos, assunto comumente visto quando estuda-se no 6º ano do Ensino Fundamental II, no município de Esperança-PB, através do livro didático intitulado Expedições Geográficas, de Sérgio Adas e Melhem Adas. Para que a pesquisa pudesse obter êxito, os objetivos a serem alcançados tiveram como foco a compreensão do processo de formação do docente, desconstruir a visão distorcida da teoria e prática, analisar a aprendizagem dos alunos no Ensino Básico acerca da compreensão do estudo do Solo, para assim buscar meios e alternativas para ocorra uma melhora significativa no processo de Ensino, seja em IES ou domiciliar. As lacunas presentes na formação do licenciando em Geografia desencadeia um ciclo que ultrapassa gerações, necessitando uma tomada de medidas que possam estimular nosso aluno, sobretudo por análises da realidade atual que tornou-se comum no entorno de todo indivíduo, partindo dos limites da sala de aula e assim estender o leque de saberes, seja na IES ou na Instituição de Ensino Básico.
Descrição: CARVALHO. F. T. A. de. Formação do professor em geografia e lacunas no cotidiano da sala de aula em relação ao conteúdo solos. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16454
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Thaynelly Aciole de Carvalho.pdf11.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.