Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16475
Título: Conselhos Municipais de Educação e efetivação do direito fundamental à educação
Autor(es): Moura, Assis Souza de
Palavras-chave: Direito fundamental
Educação
Conselhos municipais
Data do documento: 2017
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao campo teórico dos direitos fundamentais, foca os Conselhos Municipais de Educação (CME) como órgãos públicos que têm por função garantir o direito à educação, sendo constituídos para o controle social do Estado. Objetiva-se analisar a função jurídico-legal dos CME dentro dos Sistemas Municipais de Ensino (SME) para a efetivação do direito fundamental à educação escolar, delineando diretrizes teórico-conceituais sobre estes órgãos. A opção por este objeto de pesquisa se baseia em agenda de pesquisa em políticas educacionais, construída pelo pesquisador, que analisa os CME. Metodologicamente, realiza-se uma pesquisa analítica, de cunho qualitativa, associando pesquisa bibliográfica e análise documental, constituída como parte teórica de investigação em desenvolvimento. O arcabouço teórico-conceitual considera as questões sobre direito e Direito Constitucional, democracia, cidadania, controle social, direito à educação e políticas educacionais, mapeando as principais discussões e questionando os pilares jurídico-legais sobre os Conselhos Municipais de Educação e os Sistemas Municipais de Ensino.
Descrição: MOURA, A. S. de M. Conselhos Municipais de Educação e efetivação do direito fundamental à educação. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16475
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Assis Souza de Moura.pdfPDF - Assis Souza de Moura8.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.