Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16476
Título: Leitura e dificuldade de aprendizagem/alfabetização/leitura e ensino: a importância da leitura no processo de alfabetização
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes da
Palavras-chave: Leitura
Ensino-aprendizagem
Alfabetização
Data do documento: 2017
Resumo: O trabalho de pesquisa teve como objetivo conhecer como funciona o processo de aquisição da leitura em sala de aula e apresentar contribuição no processo de leitura na alfabetização e sua importância no ensino-aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial das crianças no Ensino Fundamental I, bem como analisar como a leitura é trabalhada pedagogicamente na Escola Professor Moacir de Albuquerque, que está situada a Rua José Joaquim de Melo, Bairro Centro na cidade de Cuitegi - Paraíba, salientando a sua importância no desenvolvimento da criança que começa a se envolver com essa habilidade. Pode-se dizer que a leitura, desde o nascimento, sempre manteve ligação direta com o homem podendo ser tida também, como meio pedagógico de ensino/aprendizagem para o alcance de muitos outros objetivos propostos, da mesma forma que possibilita uma escala de estímulos vindos do trabalho da aquisição da leitura. A escola de qualquer modalidade sempre está em busca de novos meios para que seus alunos se sintam integrantes de um sistema importantíssimo para sua vida; a leitura no processo de alfabetização vem desenvolver e estimular aspectos cognitivos, motores e sociais. A pesquisa foi realizada em caráter qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Para obtenção dos resultados, utilizou-se de uma conversa informal e um questionário aplicado com a professora da turma do 3° ano com questões pertinentes ao estudo, a fim de chegar a possíveis análises de resultados pedagógicas que atuam no Ensino Fundamental I. Percebeu-se que a professora trabalha a leitura dentro de suas características docentes. Para aprofundar os conceitos sobre a importância da leitura no processo de alfabetização, tomamos como base teórica os autores: Barbosa (1994), Brasil (2010); Brasil (2008); Cagliari (1997); Kleiman (2005); Kleiman (2002); dentre outros. Conclui-se, assim, que a leitura é uma ótima estratégia que se trabalhada em sala de aula de forma atrativa e prazerosa facilitará muito o processo de desenvolvimento dos alunos na aquisição do conhecimento.
Descrição: SILVA, M. de L. da. Leitura e dificuldade de aprendizagem/alfabetização/leitura e ensino: a importância da leitura no processo de alfabetização. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16476
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes da Silva.pdfPDF - Maria de Lourdes da Silva7.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.