Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16481
Título: O ensino de história nos anos iniciais do fundamental no Educandário Núcleo Infantil "Arco-Íris"
Autor(es): Costa, Julliete Estevam da
Palavras-chave: Educação
Ensino
Aprendizagem
História
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho analisa a importância do ensino de história nos anos iniciais do fundamental no Educandário Núcleo Infantil Arco-Íris – Caiçara/PB. Para o estudo foi feita uma caracterização da escola; um levantamento do quadro técnico administrativo e docente; um acompanhamento das atividades didático-pedagógicas dos professores da escola; um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico, com ênfase para o Currículo e a disciplina de História; a análise dos livros didáticos na área de História. A pesquisa foi de suma importância para que descobríssemos e resignificássemos conhecimentos essenciais para nossa práxis pedagógica, adquirindo durante sua elaboração experiências e vivências singulares para nosso dia a dia enquanto docentes, possibilitando-nos apreciarmos a magnitude e beleza da História que nos rodeia em todo âmbito educacional, procurando responder alguns questionamentos: Qual é afinal, a importância dos conhecimentos histórico/temporal espacial para a vida dos educandos? Quais aspectos devem ser enfatizados ao se ensinar História? De que forma a História contribui para nossa vida enquanto cidadãos? Na busca incessante por tais questionamentos nos debruçamos nessa trajetória de pesquisa. Como base teórica fora selecionados os materiais do próprio Ministério da Educação Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 2014), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s, 1997), Diretrizes Curriculares da Educação Básicas (DCNEB, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Entre os autores definidos no corpo do trabalho, destacamos: (KARNAL, 2010), (ZABALA, 1998), (FREIRE, 2001), (AZEVEDO, 2010) (LE GOFF, 2003), (REIS, 2005), (CARR, 2002). A metodologia consistiu de uma pesquisa empírica qualitativa com observação participante, em que a pesquisadora é participe da escola há nove (9) anos. Também foi definida a linha temática em função da sua formação em História pela própria UEPB, o que facilitou o interesse e o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que o ensino de história nas series iniciais dá fundamentos para a ideia de tempo e espaço, mas também das relações sociais e dos componentes materiais da vida em comunidade. Os estudantes podem se deparar com a história a partir da arte e até mesmo das suas histórias de vida.
Descrição: COSTA, J. E. da. O ensino de história nos anos iniciais do fundamental no Educandário Núcleo Infantil "Arco-Íris" - Caiçara/PB. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16481
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julliete Estevam da Costa.pdfPDF - Julliete Estevam da Costa10.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.