Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Brodsky Dantas Macedo de-
dc.date.accessioned2018-04-27T19:24:44Z-
dc.date.available2018-04-27T19:24:44Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.otherCDD 560-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16523-
dc.descriptionFARIAS, B. D. M. de. O ensino da paleontologia em uma universidade pública do estado da Paraíba, Brasil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Paleontologia é uma disciplina quase sempre obrigatória nos cursos de Ciências Biológicas do Brasil. Mesmo assim, ainda é, geralmente, abordada de forma básica, sem muito aprofundamento teórico-prático, o que não permite espaço para a discussão e gera vários questionamentos referentes as abordagens e metodologias propostas no seu ensino. Nessa pesquisa, foram realizadas entrevistas através de questionários com 30 discentes do 6° ao 8° período do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, com o objetivo de levantar dados referentes aos conhecimentos básicos obtidos na disciplina Paleontologia; a importância dada por estes alunos ao ensino dessa disciplina em relação as demais, além dos principais problemas identificados e apontados por eles no que se refere ao ensino da mesma. Os resultados mostram que apesar deles reconhecerem a importância do ensino dessa disciplina para a sua formação de biólogo, eles demonstraram pouco domínio em relação aos conceitos básicos apresentados no questionário. Entre os principais problemas apontados, que se relacionam ao ensino da disciplina, estão: a ausência de um laboratório com material para as aulas práticas, a dificuldade em realizar aulas de campo, a inexistência de um professor especializado em Paleontologia e uma carga horária de apenas dois créditos para expor todos os conteúdos da disciplina. Esse cenário requer a abertura de debates, nos quais se possa pensar as devidas estratégias para a melhoria do ensino dessa importante área da Biologia no curso em questão, contribuindo assim, com uma formação profissional de qualidade e cada vez mais completa, no que diz respeito às habilidades e competências necessárias ao biólogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Paleontologiapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.titleO ensino da paleontologia em uma universidade pública do estado da Paraíba, Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brodsky Dantas Macedo de Farias.pdfPDF - Brodsky Dantas Macedo de Farias14.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.