Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16532
Título: Diversidade cultural e ensino: importância da disseminação da cultura afro nos primeiros anos do ensino fundamental
Autor(es): Barros, Josefa Paulino de
Palavras-chave: Ensino de história
Cultura afrobrasileira
Preconceito
Escola
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo realizado através de pesquisas bibliográficas, relato de experiência referente a realização do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia e da análise de questionário aplicados a uma amostra de 7 (sete) professores colaboradores do Ensino Fundamental I, discutindo a importância da disseminação da cultura afro nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O embasamento teórico volta-se a discutir e expor a relação que há entre falta de conhecimento e preconceito, abordando o processo de ensino- aprendizagem e a formação de autoestima, as limitações do ensino de História e cultura afro-brasileira, refletindo sobre o papel da escola no processo de socialização. Na sessão voltada aos resultados expomos os dados obtidos a partir dos questionários, mostrando que há esforços para incluir a História e a cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil. Abordamos ainda a importância da formação de professores para uma educação étnico-racial capaz de promover um ensino desprovido de preconceitos, voltado a práticas que gerem igualdade. Por fim apresentamos as considerações finais que obtivemos a partir do presente estudo.
Descrição: BARROS, J. P. de. Diversidade cultural e ensino: importância da disseminação da cultura afro nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16532
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Paulino de Barros.pdfPDF - Josefa Paulino de Barros7.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.