Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Vânia da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-02T18:06:53Z-
dc.date.available2018-05-02T18:06:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16539-
dc.descriptionARAÚJO, V. da S. Educação do campo: alfabetização em salas multisseriadas - desafios e possibilidades. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA história da Educação do Campo no Brasil e questões que envolvem os processos políticos-institucionais relacionados à oferta da educação para os povos do campo e em especial aos que se encontram em processo de alfabetização e estão inseridos em escolas multisseriadas suscitaram o desenvolvimento da temática abordada no presente trabalho que tem como objetivo geral analisar baseado em experiências vividas e, em um referencial teórico, o processo de alfabetização ofertado por esse modelo de educação. O tema aborda ainda a falta de compromisso de governantes e de órgãos especializados com esse modelo de educação marcado predominantemente pela heterogeneidade, por reunir em um mesmo espaço, grupos de crianças com diferenças de série e de idade e apenas um professor para atender essa demanda de interesses; a falta de estrutura das escolas e de acompanhamento pedagógico, como também a falta de professores com formação específica para atuar em salas multisseriadas, fatores estes que constituem algumas das diversas dificuldades enfrentadas nesse contexto. Ao analisar essa realidade através desta pesquisa bibliográfica exploratória, baseada em coletas de dados, busca-se articular uma discussão sobre o contexto histórico da Educação do Campo, e o desenvolvimento de programas, coordenações de políticas públicas direcionadas por esse fim, bem como o aporte teórico existente, além dos desafios das classes multisseriadas, envolvendo métodos e práticas pedagógicas que podem auxiliar o desenvolvimento do ensino. Portanto, pode-se concluir que tanto o trabalho docente quanto a aprendizagem dos alunos que estão inseridos nesse modelo de educação, ofertado na maioria das escolas do campo, fica extremamente prejudicado por não terem garantidas as condições necessárias para que seja desenvolvido um trabalho efetivo que atenda às necessidades educativas básicas de cada indivíduo inserido nessa realidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luiz Hermínio Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectSalas multisseriadaspt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEducação do campo: alfabetização em salas multisseriadas - desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vânia da Silva Araújo.pdfPDF - Vânia da Silva Araújo9.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.