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dc.contributor.authorAraújo, Bárbara Nascimento de-
dc.date.accessioned2018-05-07T17:45:07Z-
dc.date.available2018-05-07T17:45:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 028.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16555-
dc.descriptionSANTOS, B. N. de A. Um olhar sobre a leitura e a escrita do aluno surdo. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se constitui das reflexões iniciais provocadas pelos estudos sobre a surdez, a educação de Surdos e a alfabetização destes sujeitos, que resultaram na motivação dessa pesquisa, que está sendo desenvolvida como requisito para a conclusão do curso de Letras – UEPB. O objetivo deste artigo é o de discutir a realidade de 2 alunos surdos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio José Soares de Carvalho, localizada no Munícipio de Guarabira – PB. Duas vertentes são seguidas neste texto: a leitura e a surdez. Sendo assim o artigo versa pela compreensão da Língua Portuguesa como L2 (segunda língua) na formação do aluno surdo, levando em consideração a realidade dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio José Soares de Carvalho, localizada no Munícipio de Guarabira – PB. Optou-se por elas porque sobre a leitura entendemos que ela exerce um papel de fundamental importância na vida dos sujeitos para estes compreenderem o contexto social ao qual estão inseridos, bem como, para entender seu crescimento enquanto seres humanos a partir de uma leitura de significados diferentes no mundo. Sobre a surdez acreditamos que a sociedade ouvinte tem uma dívida histórica e linguística de privação desses sujeitos ao direito de usar sua língua natural e de poderem através dela acessarem a Língua Portuguesa. Os autores que inicialmente nos norteiam para tal trabalho são: LIMA; PESSOA e SCHEMBERG (2012); STOCK (2010); SOARES (2006); BARBOSA (1990); BIZON (1997); FREIRE (2007); VERCEZA, (2006); ROSA (2009); DORZIAT, (2009); SACKS (1998), entre outros. A pesquisa é de base teórica e metodológica qualitativa constituindo‐se como um estudo quanto a leitura e escrita do aluno Surdo descrita pela experiência vivência pelo intérprete de libras do campo de pesquisa. Os instrumentos para a coleta de dados serão da análise das obras, estudo de campo, descritivo, aplicação de um questionário com dois estudantes surdos da referida instituição de ensino. Este texto é fruto do esforço para compreender as diferenças de processos didáticos e metodológicos no ensino de língua para crianças Surdas, portanto, se constitui como uma elaboração teórica sobre a questão, não constando ainda considerações sobre resultados esperados. Conclui-se que, partindo do pressuposto de que a educação especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, e que a ensino da Língua Portuguesa como L2 exerce grande influência na formação pessoal e social do indivíduo surdo, constata‐se a necessidade de estudos que esclareçam como tem ocorrido o processo de inclusão de aluno surdo no ensino regular.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleUm olhar sobre a leitura e a escrita do aluno surdopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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