Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16559
Título: O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência
Autor(es): Domingos, Wlidiane da Silva
Palavras-chave: Criança negra
Cabelo crespo
Cabelo cacheado
Preconceito racial
Data do documento: 2018
Resumo: A presente Monografia enfocou o preconceito e a discriminação racial sobre a criança negra no contexto escolar, recortando o cabelo crespo e cacheado. Entendendo que a valorização ou desvalorização dos cabelos é construção social e cultural, há a ressalva de que as construções sobre os cabelos crespos e cacheados têm relação com a forma como a população negra chegou no Brasil: sequestrada e colocada na condição de trabalhadores/as escravizadas. Os preconceitos com essa população são históricos e isso incorpora os cabelos. A escola foi o espaço escolhido para dar elementos para a discussão porque esta deveria ser o lugar para a desconstrução das ideias e ações negativas para o povo, principalmente com as crianças negras. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a monografia foi construída através da pesquisa Bibliográfica e da técnica da Entrevista. Na parte bibliográfica autoras/es deram o aporte teórico, com pesquisas em livros sites e blogs. Na aplicação da entrevista, interagi com quatro adolescentes negras de cabelos crespos e cacheados com idades variando entre 17 e 20 anos.
Descrição: DOMINGOS, W. da S. O preconceito aos cabelos crespos e cacheados na Escola: dos traumas à resistência. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16559
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wlidiane da Silva Domingos.pdfPDF - Wlidiane da Silva Domingos5.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.