Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16563
Título: Aspectos históricos-sociais e a imagem identitária da criança negra na obra Tem gente com fome e outros poemas: antologia poética, de Solano Trindade
Autor(es): Gomes, Paulo de Freitas
Palavras-chave: Desigualdade social
Criança negra
Afirmação identitária
Data do documento: 2018
Resumo: A desigualdade, em suas múltiplas formas de se apresentar, afeta muitos sujeitos sem isentar ninguém. A minimização do considerado diferente aliado às políticas de exclusão delibera a desvalorização de classes marginalizadas. Ser sentenciado a estar em um grupo marginal, quer dizer estar sujeito ao desrespeito e a falta de atenção. A organização social brasileira ainda prova de uma ordem limitadora e uniforme, estruturada por padrões autoritários, alinhavados pelo egoísmo e a vaidade propositando o poderio estatal e o prevalecimento do status quo. Ser desabrigado não faz referência, tão somente, aos que faltam moradia e alimentação, seria uma compreensão restrita se pensássemos assim, principalmente sobre a lógica social contemporânea. Acerca destas discussões desenvolvemos esta pesquisa com o intuito de analisar os aspectos histórico-sociais e a imagem da criança negra na poética trindadiana, percebendo-a como objeto de representação e expressão do contexto social brasileiro, trazendo a literatura como meio profícuo de expressão de resistência. As crianças negras tem sido alvo das implicâncias racistas manifestadas nas escolas, nos encontros familiares, quando elas saem nas ruas, são esquecidas nos eventos das igrejas por não estarem/serem compatíveis com os ideais religiosos apresentados. A respeito dessa expatriação subjetiva, social e territorial ocorrida no Brasil percorremos os versos de Solano Trindade, o que nos calha de maneira exitosa porque nos revela um discurso de ordem transgressora, por reverter o quadro de depreciações formuladas pelo homem branco, atentando para o processo da afirmação da identidade negra, da violência como fator cultural e da ancestralidade como aspecto fundamental para a formação da criança afrodescendente. As abordagens teórico-críticas de Gomes (2017), Foucault (2014), Beckles (2011), Duarte (2011), entre outros autores nos ajudaram no aprimoramento das discussões e fundamentação do trabalho.
Descrição: GOMES, P. de F. Aspectos históricos-sociais e a imagem identitária da criança negra na obra Tem gente com fome e outros poemas: antologia poética, de Solano Trindade. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16563
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo de Freitas Gomes.pdfPDF - Paulo de Freitas Gomes13.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.