Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16569
Título: MORTUI MORITUROS SALUTANT: considerações sobre os rituais de sepultamento dos sítios Lajedo do Cruzeiro (PB) e Pedra da Tesoura (PB)
Autor(es): Mastrorosa, Raquel Roldan
Palavras-chave: Morte
Rituais fúnebres
Paraíba
Data do documento: 2018
Resumo: A Morte tem sido alvo de indagações, debates e ressignificações ao longo dos séculos, os rituais fúnebres demonstram, através da cultura material e metodologias, particularidades e valores culturais importantíssimos que nos possibilitam compreendermos sociedades que já não existem mais. Procuramos, através das pesquisas e documentações etnográficas e também das pesquisas arqueológicas, realizadas na Paraíba, apreendermos a respeito das populações que habitavam o interior no período Pré-cabralino e as suas relações com a Morte. Analisamos os estudos arqueológicos partindo de pesquisas precedentes realizadas nos sítios Barra (Camalaú), Serrote da Macambira (São João do Cariri), Pinturas I (São João do Tigre) e Furna dos Ossos (São João do Cariri), trazendo resultados preliminares dos sítios Lajedo do Cruzeiro (Pocinhos) e Pedra da Tesoura (Boqueirão). Designamos a correlação dos rituais fúnebres identificados nos sítios da Paraíba com outros sítios no Nordeste do Brasil, como também averiguando asseguradamente suas atribuições às populações Tapuias. O estado do conhecimento atingido a partir dos trabalhos analisados e das pesquisas realizadas pode ser utilizado em outros estudos, com repercussão de análises comparativas de rituais fúnebres de populações pretéritas.
Descrição: MASTROROSA, R. R. MORTUI MORITUROS SALUTANT: considerações sobre os rituais de sepultamento dos sítios Lajedo do Cruzeiro (PB) e Pedra da Tesoura (PB). 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16569
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Roldan Mastrorosa.pdfPDF - Raquel Roldan Mastrorosa6.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.