Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16574
Título: Populações segregantes de gergelim com características de elevada capacidade produtiva e maior retenção de sementes na cápsula
Autor(es): Mota, João Victor Ferreira
Palavras-chave: Germinação
Massa
Coloração da semente
Sesamum indicum L.
Data do documento: 6-Set-2017
Resumo: O gergelim é uma espécie oleaginosa de elevada capacidade de adaptação às diferentes condições climáticas. É encontrado em regiões tropicais e subtropicais do mundo, situada no Oriente entre Ásia e África. O principal produto dessa oleaginosa é o seu grão, que, contem em média 50% de óleo e 20% de proteínas. Apesar de seu alto potencial de produção de grãos, atualmente, um dos principais fatores que afetam o rendimento dos grãos é a perda das sementes após a maturação fisiológica, uma vez que durante o processo de colheita e secagem dos frutos as sementes caem ao solo devido a abertura das cápsulas. Neste trabalho objetivou- se avaliar populações segregantes com característica de maior retenção de sementes na cápsula, e elevada capacidade produtiva. Os genótipos de gergelim que foram estudados compõem o Banco Ativo de Germoplasma e apresentam diferentes graus de deiscência , o SH30 semideiscente, SH13 semideiscente e BRS-SEDA deiscente. Foram divididos em três fileiras e plantados trinta e seis vasos e cada vaso com cinco sementes, quatro vasos para autofecundação, oito para cruzamentos entre as espécies, dividindo entre receptoras e doadoras. Em 2015 a plantação da geração F1 foi feita, sendo elas G1, G2, G3, G4, G5, G6, utilizados vinte e quatro vasos e em cada quatro vasos foram realizadas a autofecundação das flores. Dentre as populações oriundas dos cruzamentos obtidos, as plantas provenientes do cruzamento da linhagem SH30 com a cultivar BRS Seda, como progenitor feminino (População G3), destacou-se das demais por apresentarem caule sem ramificações laterais e sementes de maior massa (4,72g) e a população que apresentou menor altura de plantas foi a oriunda do cruzamento SH13 x BRS Seda. A coloração do tegumento das sementes das populações variou de creme a branco.
Descrição: MOTA, J. V. F. Populações segregantes de gergelim com características de elevada capacidade produtiva e maior retenção de sementes na cápsula. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16574
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Victor Ferreira Mota.pdfPDF - João Victor Ferreira Mota10.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.