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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Samara Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T10:21:16Z | - |
dc.date.available | 2018-05-08T10:21:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16585 | - |
dc.description | OLIVEIRA, S. D. de. Análise da habilidade manual entre crianças na faixa etária de 07 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem e crianças tidas como normais da escola Municipal Francisca Leite Vitorino do município de Boa Vista – PB. 2015. 29f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento motor, o qual está relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. O aprimoramento motor é dependente da biologia, do comportamento e do ambiente, não apenas da maturação do sistema nervoso. Na infância caracteriza-se pela aquisição de um amplo espectro de habilidades motoras, que possibilitam a criança um amplo domínio do seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas (andar, correr, saltar, etc.) e manipular objetos e instrumentos diversos (receber uma bola, arremessar uma pedra, chutar, escrever, etc.). Essas habilidades básicas são requeridas para a condução de rotinas diárias em casa e na escola, como também servem a propósito lúdicos, tão característicos na infância. A partir do exposto, o presente artigo tem como objetivo investigar a habilidade motora manual de crianças entre 7 (sete) e 11 (onze) anos de idade, com e sem dificuldades de aprendizagem, representados por G1 (Grupo com Dificuldades de Aprendizagem) e G2 (Grupo sem Dificuldades de Aprendizagem). Como resultado, encontramos os seguintes valores, na pontuação geral o G1 apresentou média de pontos de 9,5 e desvio padrão de ±1,05, já o G2 apresentou média de pontos de 13,78 e desvio padrão de ±1,23. Sendo assim, concluímos que o grupo sem dificuldade de aprendizagem apresentou um desempenho melhor no tocante a habilidade manual que o grupo com dificuldades de aprendizagem, cabendo aos professores de Educação Física buscar programas de intervenção no sentido de atenderem educandos que apresentem tais características. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josenaldo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Habilidade manual | pt_BR |
dc.title | Análise da habilidade manual entre crianças na faixa etária de 07 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem e crianças tidas como normais da escola Municipal Francisca Leite Vitorino do município de Boa Vista – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
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