Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Samara Dantas de-
dc.date.accessioned2018-05-08T10:21:16Z-
dc.date.available2018-05-08T10:21:16Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16585-
dc.descriptionOLIVEIRA, S. D. de. Análise da habilidade manual entre crianças na faixa etária de 07 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem e crianças tidas como normais da escola Municipal Francisca Leite Vitorino do município de Boa Vista – PB. 2015. 29f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento motor, o qual está relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. O aprimoramento motor é dependente da biologia, do comportamento e do ambiente, não apenas da maturação do sistema nervoso. Na infância caracteriza-se pela aquisição de um amplo espectro de habilidades motoras, que possibilitam a criança um amplo domínio do seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas (andar, correr, saltar, etc.) e manipular objetos e instrumentos diversos (receber uma bola, arremessar uma pedra, chutar, escrever, etc.). Essas habilidades básicas são requeridas para a condução de rotinas diárias em casa e na escola, como também servem a propósito lúdicos, tão característicos na infância. A partir do exposto, o presente artigo tem como objetivo investigar a habilidade motora manual de crianças entre 7 (sete) e 11 (onze) anos de idade, com e sem dificuldades de aprendizagem, representados por G1 (Grupo com Dificuldades de Aprendizagem) e G2 (Grupo sem Dificuldades de Aprendizagem). Como resultado, encontramos os seguintes valores, na pontuação geral o G1 apresentou média de pontos de 9,5 e desvio padrão de ±1,05, já o G2 apresentou média de pontos de 13,78 e desvio padrão de ±1,23. Sendo assim, concluímos que o grupo sem dificuldade de aprendizagem apresentou um desempenho melhor no tocante a habilidade manual que o grupo com dificuldades de aprendizagem, cabendo aos professores de Educação Física buscar programas de intervenção no sentido de atenderem educandos que apresentem tais características.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectHabilidade manualpt_BR
dc.titleAnálise da habilidade manual entre crianças na faixa etária de 07 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem e crianças tidas como normais da escola Municipal Francisca Leite Vitorino do município de Boa Vista – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Dantas de Oliveira.pdfPDF - Samara Dantas de Oliveira9.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.