Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1659
Título: A mídia na escola: percepções e apropriações dos alunos do ensino fundamental
Autor(es): Mata, Iolanda Paula de Lima Brito
Palavras-chave: Educomunicação
Educação
Educação multicultural
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir as interfaces existentes entre Educação e Comunicação, bem como contribuir para a inserção da Mídia-Educação no espaço escolar a fim de fomentar práticas de ensino que contemplem a formação de sujeitos críticos mediante a leitura/interpretação de conteúdos midiáticos. Uma das inquietações que motivou a pesquisa foi o seguinte questionamento: Como a escola pode contribuir para formar esses sujeitos críticos frente aos conteúdos midiáticos, se não tem acesso aos postulados da Educomunicação? Assim, o estudo procurou alcançar os seguintes objetivos: refletir sobre a relação comunicação e educação; propor a introdução e o entendimento da mídia como fonte de contribuição didática. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas de autores como Baccega (2005), Porto (2003), Gaia (2001), Belloni (2001), Braga e Calazans (2001), entre outros. Entrevistamos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, localizada na cidade de Gurinhém-PB, para sabermos como o termo mídia é apreendido por eles, utilizando questionários e procedimentos característicos da análise de conteúdo. Constatamos que é preciso incluir no currículo escolar práticas pedagógicas que atentem para as propostas da Educomunicação, promovendo a mediação integral de todas as mídias/meios de comunicação a fim de viabilizar uma formação contextualizada, significativa e que escute as vozes dos sujeitos sociais/alunos e desta forma, educando para a cidadania.
Descrição: MATA, I. P. de. L. B. A mídia na escola: percepções e apropriações dos alunos do ensino fundamental. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1659
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iolanda Paula de Lima Brito Mata.pdfIolanda Paula de Lima Brito Mata849.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.