Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1661
Título: A homoafetividade: entre o afeto e a lei
Autor(es): Floro, Euricleide Nicácio
Palavras-chave: União estável
Homossexualidade
Família
Data do documento: 20-Ago-2013
Resumo: Este trabalho objetiva problematizar a construção da identidade coletiva do Movimento Homossexual no Brasil, da década de 1980 do século XX aos dias atuais, considerando principalmente a luta do movimento em favor da cidadania gay, ou seja, da luta por direitos civis, despatologização da homossexualidade, livre orientação sexual, entre outras. Ainda neste contexto, discuto o recente reconhecimento da união homoafetiva, lançando um breve olhar sobre o processo histórico de luta do Movimento Homossexual no Brasil em favor do reconhecimento dessas uniões pelo Poder Judiciário, bem como a quase impossibilidade de conversão em casamento. Com efeito, lanço olhar sobre essas questões a partir de histórias vividas por casais gays, e assim, analiso alguns documentos legais que tratam do assunto, como a Constituição Federal de 1988, o Código Civil etc. Para tanto, dialogo metodologicamente com Maria Berenice Dias, Enézio de Deus, Regina Facchini entre outros, bem como com jurisprudências, reportagens de revistas, blogs e sites da internet.
Descrição: FLORO, E. N. A homoafetividade: entre o afeto e a lei. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1661
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Euricleide Nicácio Floro.pdfEuricleide Nicácio Floro986.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.