Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16650
Título: Estudo biogeográfico das comunidades rurais em São João do Cariri-PB
Autor(es): Almeida, Cleandro Alves de
Palavras-chave: Biogeografia
Bioma - Caatinga
Biodiversidade - Animais
Data do documento: 6-Dez-2012
Resumo: O município de São João do Cariri está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O bioma Caatinga tem sido bastante modificado pelo homem. Este bioma é um dos mais importantes ecossistemas da vegetação brasileira, pois além de ser uma vegetação autóctone, ela é rica e exuberante na época do inverno. Mesmo assim a Caatinga é um dos biomas mais desvalorizados e ainda pouco conhecido botanicamente. Como este bioma está bastante alterado e possui uma grande variedade de tipos vegetais e animais, é de grande relevância elucidar as populações locais e regionais sobre o processo de vias de extinção da sua biodiversidade. Este trabalho teve como objetivo listar as espécies que estão ameaçadas de extinção da caatinga de acordo com a percepção ambiental das comunidades rurais do município de São João do Cariri, onde foi realizado um trabalho retratando uma pesquisa participante com as Comunidades de Arara, Maracajá, Santa Clara, Santana, Uruçu, Curral do Meio, Bom Jardim, Poço das Pedras e Mineiro. O trabalho se caracterizou como uma pesquisa de cunho Qualitativo e de caráter descritivo, e como pré-requisitos teórico-metodológicos utilizou-se elementos do estudo do meio, da percepção ambiental e da fenomenologia. Segundo os moradores das comunidades algumas espécies de animais e vegetais estão desaparecendo e outras estão diminuindo a ocorrência ao longo dos anos. Entre os animais são citados: queixada, gato vermelho, gato maracajá, arara e o tatu bola. Com relação aos animais citados percebeu-se que a arara e o gato maracajá são nomes de duas comunidades rurais do município de São João do Cariri, comunidades estas inclusive da pesquisa. Estas espécies já não são encontradas no município como no passado, em particular a arara que já não ocorre na região. Já entre os vegetais destacam-se: coroa-de-frade, tambor, jucá, baraúna e aroeira. Dentre a biodiversidade citada pela população das comunidades estudadas estão a arara, gato-do-mato, gato maracajá, onça vermelha, tatu bola, aroeira e baraúna, biodiversidade esta considerada em vias de extinção ou extinta na região pelos agricultores, e estão incluídos na Lista Oficial da Instrução Normativa nº 003 de 2003 para animais ameaçados de extinção e Instrução Normativa nº 6 de 2008 para plantas ameaçadas de extinção. Verificou-se que o desmatamento das áreas nativas e a caça predatória são um dos principais motivos que contribuem com o aumento de espécies ameaçadas de extinção.
Descrição: ALMEIDA, C. A. de. Estudo biogeográfico das comunidades rurais em São João do Cariri-PB. 2012. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16650
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleandro Alves de Almeida.pdf4.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.