Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16652
Título: O cotidiano do aluno como instrumento de aprendizagem no ensino de geografia
Autor(es): Santos, Itamar Ferreira
Palavras-chave: Educação
Estágio Supervisionado
Ensino de Geografia
Data do documento: 28-Ago-2013
Resumo: O componente curricular de cunho obrigatório na Universidade Estadual da Paraíba de Estágio Supervisionado em geografia possibilita ao graduando uma maior aproximação e vivência com o espaço escolar e a prática docente. Visa, nesse sentido, que o acadêmico em formação possa desenvolver suas potencialidades, conhecer como a atividade de lecionar é na prática, além de encarar os primeiros obstáculos que, enquanto educador, irá enfrentar. Posto como alternativa para o estagiário, o projeto de intervenção que pode ser implementado na escola (objeto de estudo), de acordo as necessidades detectadas com a pesquisa de campo, foi à alternativa escolhida para o desenvolvimento e conclusão das atividades propostas da disciplina. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV, no segundo semestre do ano letivo de 2013, que buscou, na medida em que era desenvolvido o projeto de intervenção, modificar a forma de ensinar Geografia e resgatar no aluno o interesse pelas temáticas trabalhadas, de maneira que este participasse efetivamente da aula. Para tanto, o uso de ferramentas como apresentação de vídeos e elaboração de apresentações interativas, fomentaram e possibilitaram a inserção do cotidiano dos discentes no ensino da disciplina de Geografia, unindo de forma exitosa a teoria com a prática. Os resultados obtidos demonstraram o avanço na participação dos alunos, o interesse espontâneo pelo entendimento dos aspectos inerentes a cada assunto em pauta, bem como a execução dos “exercícios” solicitados e debate coletivo das respostas.
Descrição: SANTOS, I. F. O cotidiano do aluno como instrumento de aprendizagem no ensino de geografia. 2013. 21f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16652
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Itama Ferreira Santos.pdf621.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.