Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16657
Título: Literatura de cordel: um olhar sobre a obra Contos, cantos e recantos de nossa terra - Pirpirituba em versos de Zé Luis
Autor(es): França, Iris Cristina Anselmo
Palavras-chave: Cultura popular
Oralidade
Literatura de cordel
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo do nosso trabalho visa mostrar a importância da obra “Contos, Cantos e Recantos de Nossa Terra – Pirpirituba em versos”, do escritor José Luís de França Segundo (Zé Luís, 2004) para a disseminação de uma cultura e garantia de conhecimento, observando também o elo entre a oralidade e literatura de cordel como instrumentos importantes na formação identitária, ampliação e sobrevivência da cultura popular. Realizaremos uma pesquisa bibliográfica, baseada nos seguintes estudiosos: Aderaldo (2012), Cândido (2006), Bosi (2003), Ong (1998), Campos (1997), através do método analítico interpretativo, partindo para um diálogo entre cultura popular e sua ramificação na literatura de cordel presentes na obra do cordelista Zé Luís. Mostraremos também como uma obra redesenha historiograficamente a cultura de um povo exposta em Cordel. Nossa pesquisa parti para a definição de Cultura Popular e sua contribuição para formação identitária e perpetuação da tradição, com ênfase na literatura cordelista e o seu universo. Dessa forma, essa pesquisa fará uma conexão entre cultura popular, oralidade e literatura de cordel.
Descrição: FRANÇA, I. C. A. Literatura de cordel: um olhar sobre a obra Contos, cantos e recantos de nossa terra - Pirpirituba em versos de Zé Luis. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16657
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irirs Cristina Anselmo França.pdfPDF - Irirs Cristina Anselmo França5.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.