Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16658
Título: Geografia e religião: as diferentes práticas do sagrado
Autor(es): Gomes, Francisca Rejane
Palavras-chave: Geografia
Práticas culturais
Religiões
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a ideia do sagrado a partir de um enfoque geográfico que se condicionou ao currículo da Geografia Cultural. O objetivo geral foi trazer uma reflexão teórica sobre a existência de Deus como criador do universo e da natureza, do homem em sua expansão geográfica enquanto criatura. Refletir sobre as possibilidades de declínio espiritual do homem, identificando as contradições sociais e culturais que comprovam o afastamento dos seres humanos das experiências com sagrado. Também optamos por uma análise comparativa entre os dos fenômenos geográficos que atentam para o espaço do sagrado (RIQUE, 2004), os conceitos de Cultura (CLAVAL, 2008), além da abordagem sobre Geografia Cultural, religião e espaço (ROSENDAHL, 1996), elementos do sagrado e a sua espacialidade a partir da dinâmica urbana, fazendo uma pequena analogia entre ambos, em que o espaço urbano pode conter elementos de afastamento humano das práticas com o sagrado. O estudo baseou-se na reflexão do aparente e da subjetividade (CORRÊA; CASTRO, ROSENDAHL,1996, 2002, 2007 E 2008). Também usamos a base teológica da Bíblia Plenitude (2001) e a ideia de Teoria do Design Inteligente (TDI), (BORGES, 2014). De antemão, deixamos claro que, com esta pesquisa não se tem o objetivo de refutar ou atacar quaisquer que sejam as teorias já levantadas sobre a questão em estudo e sim trazer uma breve reflexão sobre a teologia como algo que está intrínseco em cada ser humano: o sagrado, o divino, o espiritual.
Descrição: GOMES, F. R. Geografia e religião: as diferentes práticas do sagrado. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16658
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Rejane Gomes.pdfPDF - Francisca Rejane Gomes7.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.