Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16664
Título: A representação da pessoa negra em livros didáticos do Ensino Fundamental I
Autor(es): Santos, Suzyelle Henrique dos
Palavras-chave: Livro didático
Imagem
Educação
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como proposito analisar a representação das pessoas negras em livros didáticos de história do ensino fundamental I. Para tanto, foram selecionados os seguintes livros: Novo Tempo, escrito por Nemi, publicado em 1999 e o Novo Girassol: saberes e fazeres do campo, escrito por Tânia Moraes e Suely Almeida e publicado em 2014. Portanto, um livro publicado antes da Lei 10.639/2003 e outro depois dessa lei. Fizemos a leitura de ambos os livros no sentido de identificar as representações neles existentes enxergando se fogem ou não aos estereótipos com que geralmente pessoas negras são representadas. Para fundamentar a nossa analise recorremos aos trabalhos de: Chagas (2010), Teixeira(2001), Silva(2008), Branco (2010), Pereira(2001), Freitas(2011), Jesus(2011), Oliveira(2012), Júnior(2012), Sá(2010), Branco(2010), Costa(2009), Leite(2010), entre outros. Concluímos que a utilização da imagem da pessoa negra no livro didático sempre esteve presente, no entanto, a partir a Lei 10.639/2003 esta imagem passou a ser exposta de forma mais positiva, mas, a educação igualitária ainda está em construção.
Descrição: SANTOS, S. H. dos. A representação da pessoa negra em livros didáticos do Ensino Fundamental I. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16664
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzyelle Henrique dos Santos.pdfPDF - Suzyelle Henrique dos Santos6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.