Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16665
Título: Educação e racismo: reflexões sobre relações étnico-raciais em uma escola pública da Paraíba
Autor(es): Silva, Jean Carlos Lima da
Palavras-chave: Lei 10.639/03
Antirracista
Pluralidade cultural
Espaço escolar
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Étnico-racial fundamentada na Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar. Identificamos como o ensino antirracista está sendo trabalhado na sala de aula e como os estudantes estão reconhecendo as novas questões voltadas à história e a cultura africana, sua valorização e sua presença na sala de aula, uma vez que, sob a orientação da Lei 10.639/2003 as escolas devem contemplar o ensino que promova a valorização da cultura afro-brasileira e africana e assim rompa a barreira do racismo problematizando-o junto aos discentes, sobretudo, porque a escola caracteriza-se pela pluralidade cultural. Para isto, elaboramos um questionário e aplicamos junto a quatro docentes de uma escola localizada no município de Mulungu-PB, para compreender o posicionamento deles frente às demandas advindas dessa lei, sua formação e as ações pedagógicas pertinentes à promoção da educação étnico-racial. O resultado demonstrou que mesmo com a Lei vigorando deste 2003 há um longo caminho a ser percorrido na educação para alcançar melhores condições de vivências e entendimento social perante a diversidade cultural existente no Brasil. Mas, numa perspectiva contextualizada também percebesse grandes avanços no tratamento ao racismo e discriminação racial na escola, haja vista, as atividades desenvolvidas no âmbito educacional dando voz e visibilidade a cultura e história africana e afro-brasileira anteriormente não vista no espaço escolar, uma vez que, muitos/as docentes passaram a adotar esta temática apenas com a proposta do projeto pedagógico municipal atual.
Descrição: SILVA, J. C. L. da. 2018. Educação e racismo: reflexões sobre relações étnico-raciais em uma escola pública da Paraíba. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16665
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Carlos Lima da Silva.pdfPDF - Jean Carlos Lima da Silva7.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.