Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16676
Título: Nordeste: espaço da saudade na música de Luiz Gonzaga em "A triste partida" e "Asa branca"
Autor(es): Silva, Elisangela Cely Araújo
Palavras-chave: Música
Luiz Gonzaga
Nordeste
Cantor
Data do documento: 5-Dez-2012
Resumo: A importância desse trabalho deve-se ao fato de que Luiz Gonzaga realizou como também deixou um vasto legado musical para a cultura brasileira, especialmente cantando e falando do Nordeste. Para tanto, buscamos discutir através da música “A Triste Partida” e “Asa Branca” a forma como é retratada a identidade no nordestino, assim como se configura nessas músicas o Nordeste caracterizado como espaço da saudade. Nesse sentido este trabalho se propõe analisar essas canções mostrando como as mesmas, ajudaram a propagar essa ideia de um Nordeste atrasado, incivilizado e com dificuldades, e que constantemente em suas canções vão construindo a imagem da saudade da terra nordestina, do lugar, da família e dos amores. É esse Nordeste que estar sempre vivenciado no passado, através daqueles que migraram do Nordeste e um dia sonham em voltar. É justamente nos meados dos anos 40 que surge Luiz Gonzaga, no momento em que a rádio está em plena expansão, assim como o país e a música brasileira que passam por significativas mudanças. Nesse sentido, Gonzaga assume a identidade nordestina, chamando atenção para o problema dessa região, tornando-a conhecida, para tanto se apropria da voz, do sotaque, da vestimenta. Muito embora, o discurso gonzaguiano reforce essa imagem homogênea que é construída em torno do Nordeste. Outro ponto que destacaremos é a linguagem forte, bastante carregada de figuras de linguagens, nesse caso, as comparativas, simbologias e expressões regionais que serão marca de suas músicas. E por fim o Nordeste cantando por ele é um Nordeste sem mudanças e sem perspectivas, ou seja, tudo parece estar como antes do jeito que ele deixou, mas que traz esse passado através de suas lembranças. O Nordeste é visto e sentido por ele em suas canções como espaço da saudade, saudade da infância, das brincadeiras e do convívio com as pessoas. Nordeste das tradições, dos homens simples e tementes a Deus, feitos de migrantes saudosos que nunca perderam a esperança de voltar á terra natal. Percebemos neste trabalho o quanto o Nordeste enquanto espaço vai além do aspecto físico mais que se consolida como memória viva nas canções de Gonzaga.
Descrição: SILVA, E. C. A. Nordeste: espaço da saudade na música de Luiz Gonzaga em "a triste partida" e "asa branca". 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16676
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisangela Cely Araújo Silva.pdf723.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.