Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16678
Título: Da Belle Époque aos Anos Dourados: rastros de modernidade em Soledade -PB
Autor(es): Pereira, José Tiago Marinho
Palavras-chave: História da Paraíba
Resgate histórico
Soledade
Data do documento: 2-Dez-2010
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo estudar o espaço citadino de Soledade – PB, desde sua origem que está relacionada à política de higienização e salubridade do Estado Moderno até os ditos Anos Dourados, (1856 – 1950) intervalo de tempo cujo espaço em apreço passou a oscilar em sua paisagística entre o rural e o urbano, mas que os dirigentes e a elite da cidade passaram a desejar imensamente uma Soledade moderna, distante do rural, do atraso. Caminharemos pelo século XIX, cujas cidades desse período passaram a ser problematizadas pelas ciências sociais e pelos historiadores. Analisaremos na cidade de Soledade – PB, as mudanças materiais, e o interesse pela aquisição de aparelhos ditos modernos, as mudanças de comportamento e das sensibilidades dos citadinos ao entrar em contato com os símbolos e com os ritmos do moderno, portanto nos reportaremos a Soledade no período de sua construção material e simbólica, enquanto cidade. Através da análise de falas, imagens fotográficas e documentos oficiais como Atas, escrituras e obras historiográficas, iremos trazer a luz da História esse período de transformações urbanísticas em Soledade – PB. (Re) colonizaremos histórias oficiais, nos inebriaremos da história oral, a fim de nos apropriar de múltiplos trajetos e trazer a tona uma cidade de pequeno porte do interior da Paraíba permeada de “rastros”, indícios, símbolos da modernidade, para tanto nos apoiaremos em referenciais teóricos propostos por ARANHA (2003), BOSI (1994), BRESCIANI (1992), CERTEAU (1997), GINZBURG (1989) e PESAVENTO (2004, 2007).
Descrição: PEREIRA, J. T. M. Da Belle Époque aos Anos Dourados: rastros de modernidade em Soledade -PB. 2010. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16678
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Tiago Marinho Pereira.pdf952.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.