Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16680
Título: Entre os calos da vassoura e da enxada: revisitando a história da trabalhadora rural do município de Lagoa Seca (1980-1992)
Autor(es): Gertrudes, Rejanira Alves
Palavras-chave: Gênero
Trabalho Rural
Mulher
Cotidiano
Data do documento: 21-Jun-2012
Resumo: Este trabalho pretende analisar as trajetórias de mulheres trabalhadoras do campo, da cidade de Lagoa Seca, na Paraíba, para entender como o processo de sindicalização destas mulheres, ocorrido apos 1985 modificou suas relações com as suas famílias e com elas mesmas, ao possibilitar novas formas de representação do ser feminino no espaço das relações de trabalho. No sentido mais amplo, analisa a fluidez dos lugares de gênero, ao perceber-se aí modificações, deslocamentos e alargamentos das práticas de trabalhos anteriormente assumidas e/ou designadas para aquelas mulheres. Ao assumirem novas responsabilidades fora do âmbito doméstico e ao contribuírem com o orçamento da casa, surgem tensões que provocam rasuras na constituição das antigas relações de gênero. Para essa compreensão do tema, utilizo registros do acervo sindical e especialmente as fontes orais, além da historiografia de gênero, também são relevantes as leituras de Michel de Certeau para pensar as práticas cotidianas das mulheres envolvidas.
Descrição: GERTRUDES, R. A. Entre os calos da vassoura e da enxada: revisitando a história da trabalhadora rural do município de Lagoa Seca (1980-1992). 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16680
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejanira Alves Gertrudes.pdf479.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.