Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16701
Título: A representatividade da criança feminina negra em O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira
Autor(es): Dawsley, Sayonara Lima
Palavras-chave: Black power
Estética negra
Representatividade
Criança feminina
Data do documento: 2018
Resumo: A literatura vem apontando vários segmentos para atender a pluralidade ideológica presente na contemporaneidade. Assim, a literatura infantil negra busca fortalecer valores estéticos, desconstruir estereótipos, questionar preconceitos e apresentar uma nova construção literária que venha quebrar com o imaginário segregador. Como aporte teórico recorremos as contribuições de Kabengele Munanga (1996/2008), Nilma Lino Gomes (2008), Stuart Hall (2011), Regina Dalcastagnè (2012), Chimamanda Ngozi Adiche (2017), entre outros. A apropriação do processo possibilitou intensas ações que estimularam a valorização do sujeito mediante as esferas sociais, reconhecendo o empoderamento como uma chave para abrir a porta em benefício da conscientização.
Descrição: DAWSLEY, S. L. A representatividade da criança feminina negra em O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16701
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Lima Dawsley.pdfPDF - Sayonara Lima Dawsley8.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.