Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16713
Título: Não pode comprar meu amor: Beatles e a Beatlemania nos anos 60
Autor(es): Nascimento, Lívia Maria de Pontes
Palavras-chave: Cultura de Massa
Contracultura
Beatlemania
Data do documento: 21-Jun-2012
Resumo: O Trabalho a seguir analisa a história da Beatlemania, movimento jovem da década de 60. Caracterizada por culto exagerado dos músicos da banda The Beatles por parte das garotas e por imitação deles por parte dos rapazes. A Beatlemania surgiu na Inglaterra em 1963, com o inicio do sucesso da banda The Beatles, que surgiram em Liverpool no final da década de 50. A beatlemania chegou à América no inicio de 1964, com a primeira apresentação dos Beatles em solo americano, milhares de meninas esperavam o grupo no hotel, e na volta á Inglaterra quatro mil fãs os esperavam. A beatlemania chegou ao Brasil em meados de 1964 com o lançamento do filme A Hard Day’s Night (Os reis do Iê Iê Iê, titulo brasileiro), milhares de jovens passaram a se comportar, vestir e sentir a beatlemania mesmo sem ter vindo ao Brasil durante toda a formação do grupo. A beatlemania estava ligada ao movimento contracultural nascido na mesma década nos Estados Unidos, que buscava construir uma nova cultura livre das normas impostas pela sociedade tradicional da época, é desse movimento contracultural que vão surgir os movimentos feministas, homossexuais e afrodescendentes. A beatlemania também está ligada à ascenção da cultura de massas e à construção da identidade jovem rockeira, unindo grupos diferentes até os dias atuais mesmo após o seu fim ter sido decretado em 1965 marcando uma nova fase dos Beatles.
Descrição: NASCIMENTO, L. M. de. P. Não pode comprar meu amor: Beatles e a Beatlemania nos anos 60. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16713
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Maria de Pontes Nascimento.pdf21.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.