Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16750
Título: Reabilitação funcional e estética de dente anterior fraturado em paciente hebiátrico: Relato de caso
Autor(es): Albuquerque, Carlos Rodrigo Jordão de
Palavras-chave: Resina composta
Restauração dentária
Fratura coronária
Pinos dentários
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Após fratura decorrente de trauma e conseqüente tratamento endodôntico, os dentes tem sua resistência mecânica reduzida e geralmente tornam-se friáveis devido à perda de substancia dentinária. Essas situações acontecem com bastante freqüência em dentes anteriores, principalmente de pacientes na fase da hebiatria (10 aos 20 anos de idade), causando-lhes não só comprometimento funcional e estético, mas também abalos emocionais. Dependendo da condição da estrutura dentária, a reconstrução nesses casos pode requerer a utilização de um retentor intrarradicular que promova a retenção da restauração e um aumento na resistência mecânica da estrutura dentária remanescente. Além de estéticos, os pinos de fibra de vidro possuem um comportamento biomecânico favorável, sua instalação demanda pouco desgaste do dente, dispensa etapas laboratoriais e são fáceis de serem removidos em caso de necessidade. Este artigo tem como objetivo descrever um caso clínico de reabilitação de um dente anterior que apresentava fratura decorrente de trauma, de um paciente adolescente. A reabilitação consistiu inicialmente pelo tratamento endodôntico. Na sequência optou-se pela instalação de um pino de fibra de vidro. Por fim, a reconstrução coronária foi realizada de forma direta, em resina composta e com o auxílio de uma coroa de cloreto de polivinila (PVC). Através do resultado final obtido, concluiu-se que esta é uma alternativa rápida e viável para casos como o apresentado, proporcionando não somente o restabelecimento funcional e estético do elemento dentário, mas também satisfação e elevação da autoestima de pacientes hebiátricos.
Descrição: ALBUQUERQUE, C. R. J. de. Reabilitação funcional e estética de dente anterior fraturado em paciente hebiátrico: Relato de caso. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16750
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Rodrigo Jordão de Albuquerque.pdfPDF - Carlos Rodrigo Jordão de Albuquerque16.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.