Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16758
Título: A pedagogia de projetos e sua contribuição metodológica para o ensino de geografia: um relato de experiência na escola Estadual professor Itan Pereira,PB
Autor(es): Cunha, Rick Cabral da
Palavras-chave: Geografia
Ensino
Pedagogia de projetos
Mapas mentais
Data do documento: 24-Abr-2018
Resumo: A pedagogia de projetos vem ganhando adeptos na educação brasileira e surge em contrapartida aos modos tradicionais que ainda persistem no ensino público do país, seus processos e métodos se destacam pela pretensão em resignificar o ensino-aprendizagem nas escolas, seja como alternativa para os entraves do ensino-aprendizagem dos alunos, como também restabelecendo uma interação de toda a comunidade escolar na construção do conhecimento. Objetivou-se desenvolver um projeto pedagógico utilizando de atividades contextualizadas e interdisciplinares com os alunos do 9º C e D de uma escola pública, exercitando a cidadania e a politização dos envolvidos a partir de conteúdos e conceitos geográficos (Paisagem e Lugar), mediando discussões e reflexões sobre problemas sociopolíticos e socioeconômicos do lugar onde estão inseridos, como também as potencialidades e avanços, contribuindo assim para construção crítico-reflexivo dos envolvidos. Este construto de caráter qualitativo baseou-se num trabalho realizado na E.E.E.F.M. Prof. Itan Pereira, localizada no município de Campina Grande no estado da Paraíba, com ações que envolveram duas turmas 9º “C” e “D” no primeiro semestre de 2017, a partir da aplicação de mapas mentais e questionários para diagnóstico da escola e dos estudantes. O estudo teve sua estruturação baseada no tripé: pesquisa, planejamento e ação; método conhecido como pesquisa-ação, sistematizado em torno da metodologia Pedagogia de Projetos (PDP). Pedagogicamente falando, o uso dos recursos didáticos propostos para execução da PDP: mapas mentais, pesquisas em bases de dados, estudo do meio, uso de recursos audiovisuais; todos em consonância com o princípio do estudante com agente de questionamentos e opiniões; mostraram como um projeto bem planejado e executado respeitando o envolvimento de todos no processo de ensino-aprendizagem fazem com que o propósito de educar seja alcançado e que o educando se sinta como agente principal desse processo. Trabalhar com o método da pedagogia de projetos no ensino de Geografia ofereceu uma maior aproximação com o tema e as problemáticas abordadas, por conseguinte uma melhor assimilação e entendimento do conteúdo por parte dos educandos. Portanto, afirmando sua eficiência pedagógica, sendo de fundamental importância para o professor de Geografia, buscar aplicar ferramentas metodológicas significativas, que possibilite aos educandos aproximar-se com os conteúdos.
Descrição: CUNHA, R. C. da. A pedagogia de projetos e sua contribuição metodológica para o ensino de geografia: Um relato de experiência na escola Estadual professor Itan Pereira,PB. 2018. 72f. rabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16758
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rick Cabral da Cunha.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.