Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16764
Título: Os efeitos do Programa Bolsa Família no município de Camalaú – PB: um estudo de caso no ano de 2014
Autor(es): Freitas, Gilva Evangelista Duarte
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Programas sociais
Erradicação da pobreza
Município de Camalaú (PB)
Data do documento: 15-Mai-2018
Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem sócio-histórica do Programa Bolsa Família e seus impactos econômicos. Para contextualizar a questão de desigualdade social, elemento que se pretende combater através do PBF, optou-se por tecer informações referentes ao Crescimento e ao Desenvolvimento Econômico, fatores que influem na qualidade de vida dos cidadãos. Objetivou-se, analisar o Programa Bolsa Família no Município de Camalaú através de indicadores sociais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com o intuito de examinar o desenvolvimento dos indicadores sociais, identificar a quantidade de famílias Camalauenses beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e avaliar a influência das condicionalidades do PBF quanto a permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola. O estudo caracterizou-se como descritivo, de abordagem quantitativa e de método dedutivo. Os dados foram coletados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no site da PNAD e no Portal da Transparência, analisados através do uso de gráficos. Foram consultadas ideias de alguns teóricos, tais como Cacciamali, Alves e Vasconcellos, entre outros. Concluiu-se, que de modo geral o Programa Bolsa Família teve impacto relevante para o Município de Camalaú, apresentou melhorias econômicas e em seus indicadores sociais. O PBF contempla a maioria das famílias camalauenses, as condicionalidades contribuíram positivamente para a ampliação da quantidade de alunos matriculados e garantem a permanência dos alunos na escola. De modo que os benefícios do PBF perpassam o auxílio monetário, e estende-se ao âmbito social-educativo para a educação básica.
Descrição: FREITAS, G. E. D. Os efeitos do Programa Bolsa Família no município de Camalaú – PB: um estudo de caso no ano de 2014 . 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16764
ISSN: CDD 361.61
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilva Evangelista Duarte Freitas.pdfPDF - Gilva Evangelista Duarte Freitas863.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.