Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16792
Título: Caderno de receitas: sabores guardados na memória de idosos da UAMA/ Campus II
Autor(es): Costa, Marina Larissa Bezerra da
Palavras-chave: História oral
Soberania alimentar
Hábitos alimentares
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: Esta pesquisa aborda a importância do resgate de hábitos alimentares saudáveis e da soberania alimentar, através da memória dos idosos e dos cadernos de receitas. Em 2014, a Universidade Aberta à Maturidade - UAMA foi implantada no Campus II da UEPB, em Lagoa Seca e, a partir de uma experiência com o componente curricular Soberania Alimentar, foi possível perceber a riqueza de conhecimento dos idosos sobre as práticas alimentares que tem se perdido ao longo dos anos, desde a produção até o consumo. O objetivo desta pesquisa foi registrar as receitas guardadas na memória de idosos/as da UAMA, do Campus II da UEPB, através da construção coletiva de um Caderno de Receitas. A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi realizada no município de Lagoa Seca/PB, na Universidade Estadual da Paraíba, com idosos/as da UAMA, no período de fevereiro a maio de 2016. Foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas quatro rodas de conversas com os/as idosos/as. Na segunda etapa foi realizada a oficina de construção do caderno de receitas. Através dos relatos dos/as idosos/as nas rodas de conversa, pudemos perceber a riqueza das falas e a importância desse registro tanto para os/as idosos/as e seus familiares, quanto para a atual e as futuras gerações. No decorrer dos encontros, nos deparamos com uma realidade bem diferente da zona urbana, onde a prática de escrever e guardar as receitas era mais comum. Na vivência desses/as idosos/as, oriundos da zona rural, não havia o hábito da escrita, inclusive, pelo fato de muitos/as deles/as não terem frequentado escolas. Daí surgiu a ideia de criar um caderno de receitas para deixar registrado um pouco da memória de cada um. Ao todo foram coletadas 43 receitas, que foram digitalizadas para a construção do Caderno. Este caderno será editado pela EDUEPB e será disponibilizado para cada idoso/a. Assim cada um/a poderá ficar com a receita do colega de sala guardado, conhecendo um pouco do que seus colegas têm registrado na memória.
Descrição: COSTA, Marina Larissa Bezerra da. Caderno de receitas: sabores guardados na memória de idosos da UAMA/ Campus II. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16792
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Marina Larissa Bezerra da CostaPDF- Marina Larissa Bezerra da Costa2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.