Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16795
Título: Germinação e trocas gasosas em genótipo de feijão-caupi brs Itaim sob estresse osmótico e nitrato de potássio
Autor(es): Carneiro, Rebeca Ferreira
Palavras-chave: Vigna unguiculata (L.) Walp.
Atividade antioxidante
Ajustamento osmótico
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: O feijão-caupi constitui um dos principais produtos da agricultura familiar brasileira, sendo produzido geralmente em cultivos de sequeiro. Assim como outras culturas de importância econômica e nutritiva, o feijão-caupi está sujeito a fatores abióticos que afetam seu crescimento, desenvolvimento e produtividade, dentre eles, o déficit hídrico é o mais limitante. Devido a necessidade em identificar genótipo mais adaptados ao déficit hídrico, torna-se importante pesquisas que contemplem a aplicação de eliciadores como o nitrato de potássio (NP) nas sementes de feijão-caupi. Objetivou-se com este trabalho, avaliar germinação, crescimento, fototranspiração e bioquímica do genótipo BRS Itaim de feijãocaupi submetido ao estresse hídrico imposto pelo PEG 6000 e em embebições de nitrato de potássio. A pesquisa constou de um fatorial de 3x5, sendo três tratamentos de sementes (préembebição em água destilada; pré-embebição em nitrato de potássio e sem pré-embebição) e cinco potenciais osmóticos no substrato (0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8 MPa) durante 8 horas. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições e 5 sementes por repetição. Os dados obtidos das avaliações em plântulas foram submetidos à análise de variância (teste F até 5%) e nos casos de significância foi realizada análise de regressão para fator de natureza quantitativa A manutenção do crescimento das plântulas de feijão-caupi submetidas ao déficit hídrico está relacionada com o aumento das plântulas de feijão com a embebição das sementes em nitrato de potássio, na cultivar estuda BRS Itaim na Área foliar- (A), Fitomassa total. O aumento da prolina em plantas de feijão caupi pode ser utilizado como indicativo da intensidade do estresse hídrico nas fases de germinação, IVE e crescimento inicial. As folhas das plantas submetidas dose -0,4 MPa de embebição de estresse PEG 6000 apresentaram elevados teores de carboidratos solúveis totais, promovendo um ajustamento osmótico dessa espécie. A cultivar BRS Itaim suporta melhor a redução do potencial hídrico com a aplicação de nitrato de potássio no Carbono interno –Ci transpiração E, Condutância estomática gs, Fotossíntese liquida A.
Descrição: CARNEIRO, Rebeca Ferreira. Germinação e trocas gasosas em genótipo de feijão-caupi brs Itaim sob estresse osmótico e nitrato de potássio. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16795
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Ferreira CarneiroPDF - Rebeca Ferreira Carneiro1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.