Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16798
Título: Influência de compostos homeopáticos na germinação, crescimento e desenvolvimento inicial da couve-folha
Autor(es): Araujo, Jorge Costa de
Palavras-chave: Doenças
Pragas
Agroecologia
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: A couve-folha é cultivada o ano todo no Brasil e apresenta tolerância ao calor. No entanto, pode ser atacada por diversas pragas e doenças. O controle de pragas e doenças na agricultura convencional tem sido feito com agrotóxicos, causando grande impacto ambiental. Na agricultura ecológica, o manejo de pragas e doenças é realizado com produtos alternativos que não contaminam o meio ambiente e por meio da promoção da resistência natural das plantas. Dentre os produtos alternativos podemos listar os preparados homeopáticos. Os objetivos do trabalho foram avaliar o ataque de pragas e doenças em couve-folha após tratamento com preparados homeopáticos; e verificar o efeito dos preparados no crescimento e desenvolvimento inicial das plântulas; e na germinação das sementes de couve. Os preparados homeopáticos (Sulphur e Staphysagria a 12CH) foram aplicados quinzenalmente via pulverização e aplicação radicular. Foi avaliado o número de folhas por planta, infestação por insetos fitófagos e presença de folhas doentes. Para o teste de germinação as sementes foram embebidas nos compostos homeopáticos. Verificou-se que Sulphur aplicado via solo diminuiu a incidência da podridão negra. Staphysagria e Sulphur aplicados via pulverização e radicular não influenciaram visualmente no desenvolvimento das plantas e na incidência de pragas; a germinação das sementes de couve-folha não foi influenciada pela aplicação de Staphysagria e Sulphur e o comprimento da parte aérea da radícula decresceu quando as sementes foram tratadas com Staphysagria e Sulphur. Conclui-se que há a necessidade de maiores estudos quanto ao uso da homeopatia sobre o desenvolvimento da couve-folha.
Descrição: ARAUJO, Jorge Costa de . Influência de compostos homeopáticos na germinação, crescimento e desenvolvimento inicial da couve-folha. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16798
Aparece nas coleções:60 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge Costa de AraújoPDF - Jorge Costa de Araújo1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.