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dc.contributor.authorOliveira, Waldyanna Souza de-
dc.date.accessioned2018-06-15T20:33:49Z-
dc.date.available2018-06-15T20:33:49Z-
dc.date.issued2017-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16816-
dc.descriptionOLIVEIRA, Waldyanna Souza de. Alfabetização e letramento: como alfabetizar letrando crianças do 3º ano do ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO conceito de alfabetização no Brasil vem passando por momentos diferentes ao longo dos anos. Inicialmente, afirmava-se que uma pessoa era alfabetizada quando sabia ler e escrever o seu próprio nome. Até o Censo de 2000, o IBGE considerava uma pessoa alfabetizada quando fosse capaz de ler e escrever um bilhete simples. Diante das modificações culturais, econômicas e sociais, essas habilidades tornaram-se insuficientes para assegurar as práticas sociais de leitura e escrita na sociedade. Chegando a divulgação do conceito de “analfabetismo funcional” referindo-se àqueles que têm o domínio limitado das habilidades de leitura e escrita. A partir daí, o IBGE passou a divulgar os índices de alfabetismo/analfabetismo e os de analfabetismo funcional tomando como base o número de séries concluídas. Com a insuficiência de conceitos e expressões capazes de retratar o sistema de apropriação da linguagem escrita, estudiosos passaram a empregar o termo letramento. A alfabetização refere-se ao domínio dos códigos, tecnologia e o conjunto de técnicas na escrita e o letramento a ampliação desses conhecimentos através da interação, interpretação e produção de diferentes tipos de texto socialmente produzidos. Nas sociedades contemporâneas, a escola é a instituição responsável pela promoção oficial do letramento. Porém, pesquisas indicam que as práticas de letramento presentes dentro da escola estão bem diferenciadas das ocorridas em seus contextos exteriores. Ao serem utilizados métodos de codificar e decodificar a escola ainda não se adequou ao papel do letramento escolar. Para alfabetizar letrando a escola precisa possibilitar ao aluno vivenciar em seu cotidiano situações utilizando textos que serão lidos e escritos atendendo a uma determinada finalidade. A pesquisa, que se configura em um estudo exploratório, objetiva discutir a importância de se alfabetizar letrando. Para isso relata uma experiência vivenciada em uma sala de aula da série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino. Baseada nos estudos de Kleiman (1995), Soares (1998), Senna (2007), Silva (2012), a experiência mostrou que não é o suficiente apenas o estudo dos textos. É necessário, para um aprendiz da linguagem escrita aprender as convenções desse sistema alimentando a reflexão sobre as palavras sendo preciso desenvolver habilidades de análise fonológica. Permitindo ao aluno pensar enquanto aprende, visando assim adquirir sua autonomia exercendo a leitura e escrita de cidadãos letrados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: como alfabetizar letrando crianças do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

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