Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16818
Título: Educação ambiental: reflexões na escola com as professoras
Autor(es): Costa, Fabiana Cândido
Palavras-chave: Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Ensino infantil
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: O TCC apresenta como objetivo uma reflexão ativa sobre a importancia da Educação Ambiental dentro do ambiente escolar e especificamente indentificar na escola ações ambientais com as crianças no desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa surgiu do estagio supervisionado em pedagogia no ensino infantil e series iniciais ,trata-se de uma pesquisa básica bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa na escola Municipal Francisco Joaquim do Nascimento localizada no povoado Malhada, Municipio de Gurjão-PB. Foram feitas observações e conversas informais e formais com os entrevistados da escola-alvo da pesquisa. A análise se deu a partir, unicamente das respostas nas entrevistas e, a partir delas as informações foram colhidas e analisadas. Foi realizada uma oficina com objetivo de produzir brinquedos “jogos” viabilizando ludicidade na sala de aula e promovendo educação ambiental. A Escola apresenta proposta pedagogicas sobre o meio ambiente, a professora Maria desenvolve um projeto com reutlização de materiais tipo garrafas pet e constroem com as crianças brinquedos como jogos viabilizando uma melhor compreenssão da ludicidade no ambiente formal .O professor precisa pensar na educação e no meio ambiente sob uma perspectiva provocadora, tendo como premissas o exercício da cidadania quanto ao acesso aos bens ambientais, enfocando o caráter coletivo de sua responsabilidade pela sustentabilidade local e planetária.
Descrição: COSTA, Fabiana Cândido. Educação ambiental: reflexões na escola com as professoras. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16818
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FABIANA CÂNDIDO COSTA.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.