Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16821
Título: As novas tecnologias assistivas na aprendizagem das pessoas com deficiência visual
Autor(es): Falcão Filho, José Otto Muniz
Palavras-chave: Educação
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
Data do documento: Out-2014
Resumo: A questão da inclusão de pessoas com deficiência visual ainda é um grande desafio para as escolas regulares em nosso país. Assim, o presente estudo teve como objetivo central investigar a importância das tecnologias assistivas dificuldades para a aprendizagem das pessoas com deficiência visual na ótica de alunos com deficiência visual matriculados no Instituto dos Cegos de Campina Grande, Paraíba. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada. Participaram dessa investigação nove pessoas com deficiência visual inseridas no referido instituto de educação especializada. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2013. Os resultados mostraram que esse estudo contribui para as reflexões sobre os desafios apresentados na inclusão escolar dos mencionados discentes, ampliando, assim, a compreensão a respeito de tal processo educativo.
Descrição: FALCÃO FILHO, José Otto Muniz. As novas tecnologias assistivas na aprendizagem das pessoas com deficiência visual. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16821
Aparece nas coleções:EAD - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ OTTO MUNIZ FALCÃO FILHO.pdf561.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.