Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16840
Título: Proposta de um modelo sustentável de gerenciamento integrado de resíduos sólidos para a cidade de Soledade na Paraíba
Autor(es): Batista, Gustavo Luiz Araújo Souto
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Usina de triagem
Compostagem
Reciclagem
Data do documento: 26-Abr-2017
Resumo: Modelos insustentáveis de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos vêm provocando danos sanitários, ambientais e sociais cada vez maiores. Em 2010 foi sancionada a Lei 12.305, que trouxe metas ousadas, como a extinção dos lixões, a coleta seletiva e a compostagem em conjunto com a inserção dos catadores no processo. Portanto, uma solução sanitária, ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente adequada. Assim, alguns municípios têm adotado a separação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em três frações: recicláveis, resíduos orgânicos e rejeitos. Esse trabalho propõe um modelo sustentável de gerenciamento integrado dos RSU para a cidade de Soledade na Paraíba, com uma proposta de implantação de Usina Triagem e Compostagem (UTC). Desde a década de 1970, a população de Soledade aumentou cerca de 80%, e estima-se que em 2037 a população urbana de Soledade seja de 15.018 habitantes. De acordo com a análise gravimétrica de RSU de Soledade realizada, 81,7% de RSU deverão ser encaminhados à UTC e somente 18,30% seguir direto ao aterro de rejeitos. Baseando-se nesses dados e considerando uma produção per capita de 0,814 Kg.hab^-1. dia^-1, realizou-se o dimensionado, bem como a escolha dos equipamentos, materiais necessários, orçamento e despesas mensais, além da análise de viabilidade econômica da implantação da usina e o tempo de vida útil do aterro de rejeitos após a implantação da UTC. Os resultados comprovam a viabilidade da implantação do processo, trazendo benefícios de ordem sanitária, ambiental, econômica e social para o município. Nos quais, irão apresentar impactos positivos para a sociedade, através da geração de emprego e renda, movimentação da economia local e, ambientais por meio da destinação final adequada dos RSU, evitando a contaminação do solo, do ar e da água. Ainda, podendo servir de espelho para municípios com características semelhantes.
Descrição: BATISTA, G. L. A. S. Proposta de um modelo sustentável de gerenciamento integrado de resíduos sólidos para a cidade de Soledade na Paraíba. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16840
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Luiz Araújo Souto Batista.pdfPDF - Gustavo Luiz Araújo Souto Batista17.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.