Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16854
Título: Percepção dos produtores rurais do município de Serra Branca-PB sobre a utilização da informação contábil no processo de controle e gestão da atividade rural
Autor(es): Farias, Yonara Brito de
Palavras-chave: Contabilidade rural
Informações contábeis
Município de Serra Branca (PB)
Produtores rurais
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo demonstrar a percepção dos produtores rurais sobre a utilização da informação contábil no processo de controle e gestão da exploração da atividade rural, caracterizar o perfil dos proprietários e das propriedades rurais analisadas, identificar as informações contábeis relevantes para atividade da produção rural e também averiguar os controles de gestão utilizados no contexto da exploração da atividade rural. Os procedimentos metodológicos caracterizarão a pesquisa como exploratória, de levantamento e de natureza qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com 10 produtores rurais do município de Serra Branca-PB. Constatou-se que a maioria das propriedades rurais é de pequeno porte, com até 50 hectares de terra, em que o faturamento anual é muito baixo, sendo 56% da amostra de até R$ 15.000,00. Nota-se que a maioria dos produtores alegou na pesquisa, que mantém o registro de controle por meio de anotações simples, o popular “caderninho”, totalizando 90% da amostra. Conclui-se que a Contabilidade Rural, como ciência de gestão, não é utilizada pela maioria dos produtores, mesmo sabendo o valor da informação contábil, percebe-se a falta de interesse dos produtores rurais em utilizar a informação contábil como ferramenta para auxiliar na tomada de decisões.
Descrição: FERIAS, Y. B. Percepção dos produtores rurais do município de Serra Branca-PB sobre a utilização da informação contábil no processo de controle e gestão da atividade rural . 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16854
ISSN: CDD 657.863
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yonara Brito de Farias.pdfPDF - Yonara Brito de Farias508.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.