Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16861
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mariele Claudio da | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T17:25:51Z | - |
dc.date.available | 2018-06-20T17:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16861 | - |
dc.description | SILVA, M. C. da. Ler, contar e encantar: contação de histórias com personagens negros(as). 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho ressalta a importância das contações de histórias com personagens negros. Os momentos vivenciados durante a pesquisa buscaram levantar aspectos de valorização da população negra, bem como, reafirmar a oposição aos padrões de inferiorização, enaltecendo as contribuições e valores até então esquecidos pela sociedade e que através da Lei 10639/03 tornou-se possível e obrigatório a partir do ensino da história da África e Cultura Afro-brasileira nas instituições públicas e privadas. Tendo em vista o afastamento dos leitores do hábito e do gosto pela leitura, às práticas realizadas possibilitam a aproximação dos educandos com uma história afro- brasileira e suas contribuições para nossa formação como povo brasileiro, identificando culturas, levantando conhecimento e trabalhando a ética e os valores. As contações de histórias realizadas numa escola localizada no município de Nova Cruz - Rio Grande do Norte dispõem de uma influência para adentrar no imaginário das crianças, mudando expectativas ligadas a realidade. Tal método possibilita a exposição de fatos reais com melhor compreensão de forma em que chama a atenção e encanta aos olhares. Para realização deste trabalho, realizou-se uma pesquisa-ação de Fonseca (2002), que, a partir da utilização de práticas de contações de histórias auxiliadas por livros infanto- juvenis, proporcionando aos educandos, momentos de descoberta, aceitação, identificação, reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira. Contudo, os momentos de contação de histórias proporcionam conhecimento de maneira relevante e prazerosa. Neste trabalho, foi possível observar que as crianças adentram em um mundo imaginário e fictício, viajando no mundo da imaginação, utilizando de sua criatividade. A participação acontece até por meio dos mais tímidos, os quais se encorajam e se enriquecem diante de um novo enredo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contações de história | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Valorização | pt_BR |
dc.title | Ler, contar e encantar: contação de histórias com personagens negros(as) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mariele Claudio da Silva.pdf | 40.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.