Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16928
Título: Uso de suplementos alimentares por acidentes e adultos praticantes de atividades físicas em academias de Campina Grande – PB
Autor(es): Diniz, Viviane da Silva
Palavras-chave: Atividades físicas
Suplementos alimentares
Adolescentes
Data do documento: 23-Mai-2018
Resumo: Os suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes à dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação (Resolução CFN n° 380/2005). Este trabalho tem como objetivo verificar, quais suplementos são mais utilizados pelos adolescentes e adultos praticantes de atividade física, considerando os riscos do uso indevido e seus benefícios, caso indicado. O aumento do número de adolescentes praticantes de atividades físicas que desejam resultados mais rápidos em busca do corpo perfeito, fazem muitas vezes o consumo excessivo do uso desses suplementos, havendo uma preocupação da qual poderá trazer riscos à sua saúde. Em nossa metodologia foi utilizado à pesquisa de campo de cunho quantitativo, onde envolveu 60 adolescentes e adultos praticantes de atividades físicas em três academias da cidade de Campina Grande, PB. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 6 perguntas fechadas e 4 perguntas abertas, onde verificou-se que (68,3%) dos entrevistados foram do gênero masculino, tendo (50%) do total de participantes a idade entre 31 a 50 anos, dentre todos os entrevistados (41,6%) fazem uso de suplementos, do qual esses (26,3%) são mulheres e (48,7%) são homens. O suplemento mais utilizado foi o “Whey Protein” ( Proteína do leite) com (80%), (52%) faz uso de suplementos de 1 mês a 1 ano, entretanto (80%) dos participantes que fazem uso, o utilizam para otimização do rendimento, (60%) tiveram a indicação do nutricionista, do qual (84%) dos usuários dizem saber a indicação correta do suplemento que fazem uso, já (51,6%) dos 60 participantes responderam que julgam necessário o uso da suplementação e (60%) dos que utilizam fazem uso apenas 1 vez ao dia. Conclui-se que os adolescentes e adultos estão mais conscientes em relação ao uso da suplementação, tendo em vista que a procura do nutricionista, estão sendo levados em consideração. A influência sobre o uso de suplementos está sendo maior entre os jovens do gênero masculino, tendo maior índice de uso, o Whey Protrein, BCAA e a Creatina.
Descrição: DINIZ, V. da S. Uso de suplementos alimentares por acidentes e adultos praticantes de atividades físicas em academias de Campina Grande – PB. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16928
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane da Silva Diniz.pdfPDF - Viviane da Silva Diniz54.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.