Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16932
Título: Incontinência urinária em jovens adultas praticantes de exercícios físicos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Barbosa, Victor Augusto Pessoa
Palavras-chave: Exercícios físicos
Incontinência urinária
Mulheres
Saúde da mulher
Data do documento: 24-Mai-2018
Resumo: INTRODUÇÃO: A Incontinência Urinária é uma disfunção que acomete mulheres, principalmente multíparas e com idade mais avançada, podendo comprometer os aspectos sociais e psicológicos das mesmas. Recentemente, um aumento no número de relatos em mulheres jovens e nulíparas têm sido observados. Devido a sua causa ser multifatorial ainda não estão claros quais fatores afetam essa população. Os exercícios físicos têm sido sugeridos como um desses fatores de risco, principalmente os de alto impacto e de força. OBJETIVO: Analisar a prevalência de IU em mulheres jovens praticantes de exercícios físicos. METODOLOGIA: O estudo apresenta-se como uma revisão sistemática. Foram pesquisados artigos nas bases de dados PubMed, PEDro, Science Direct, Scielo, LILACS e Cochrane, utilizando-se os descritores “urinary incontinence” e “exercise”. Após, aplicados os critérios de exclusão, foram selecionados 5 artigos para leitura na íntegra e análise dos mesmos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi observada uma taxa média de 30,4% para incidência de IU em mulheres jovens praticantes de exercícios físicos. Constatou-se também uma maior incidência em mulheres que praticavam exercícios de alto impacto ou que exigem altos níveis de força, mulheres que treinavam de forma competitiva ou então com alta intensidade e volume. CONCLUSÃO: As evidências nos permitem concluir que o risco de desenvolvimento da IU em mulheres jovens tem relação com a modalidade praticada, a intensidade e volume durante os treinos, acometendo principalmente mulheres atletas. Faz -se necessário racionalizar a prescrição para essa população a fim de evitar ou reduzir a incidência de IU no público feminino.
Descrição: BARBOSA, V. A. P. Incontinência urinária em jovens adultas praticantes de exercícios físicos: Uma revisão sistemática. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16932
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Augusto Pessoa Barbosa.pdfPDF - Victor Augusto Pessoa Barbosa10.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.