Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16936
Título: Projeto Bola Solidária do 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba como instrumento de diminuição da ociosidade de crianças e adolescentes no bairro do Mutirão em Campina Grande – PB
Autor(es): Costa, Suélio Santino
Palavras-chave: Educação Física
Esporte
Futebol
Inclusão social
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: Este estudo consiste em um relato de experiência do trabalho de um projeto social de uma escolinha de futebol no bairro do Mutirão na cidade de Campina Grande–PB, realizado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar, no período de fevereiro de 2013 a março do correnteano. É notório que o esporte é umaimportanteferramentana formação daspessoas, aliado a educação proporciona mudanças na vida de muitas crianças e adolescentes, é neste sentido que o projeto bola solidaria serve como instrumento de diminuição da ociosidade de crianças e adolescentes no bairro do mutirão, uma estratégia institucional que prioriza o vinculo permanente da polícia militar e a comunidade local, servindo como um elo de confiança entre estado e sociedade. Diante da realidade social onde o alarmante número de crianças e adolescentes utilizando drogas lícitas e ilícitas, assim como sendo utilizadas como mão-de-obra no tráfico de drogas, situação esta que potencializa a pratica de atos inflacionais de diversas naturezas, a exemplo do furto, roubo, homicídio, etc. Faz-se necessário a implantação de mecanismos preventivo sendo este projeto um instrumento eminentemente proativo, que visa a diminuição do uso e consumo de drogas licitas e ilícitas por crianças e adolescentes. Assim como combatendo a ociosidade do público alvo através da pratica desportiva A escolinha de futebol agrega muito mais que conhecimentos, ela desperta para o trabalho em equipe, a formação cultural e valores sociais. São atendidas pelo projeto aproximadamente cento e vinte crianças das escolas Municipais Paulo Freire e Estadual Nossa Senhora Aparecida, uma parceria que já vem dando certo desde o ano de 2012. Os resultados esperados com esse projeto são de extrema importância para a nossa instituição, que aplicando uma política de prevenção trabalharemos diretamente com as causas da criminalidade, como também a ociosidade dos jovens e a falta de opções de lazer, assim, não serão alvos tão fáceis para serem absorvidos pelas práticas criminosas. Desta maneia o Projeto “BOLA SOLIDÁRIA” espera orientar, disciplinar e sistematizar o oferecimento da prática do futsal as crianças e adolescente das Escolas próxima a nossa base, como as demais crianças do bairro.
Descrição: COSTA, S. S. Projeto Bola Solidária do 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba como instrumento de diminuição da ociosidade de crianças e adolescentes no bairro do mutirão em Campina Grande – PB. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16936
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suélio Santino Costa.pdfPDF - Suélio Santino Costa8.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.