Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16947
Título: Grupo de corrida e caminhada orientada: Uma iniciativa de sucesso em uma indústria em Campina Grande na Paraíba
Autor(es): Conceição, Tatiana Shirley Félix da
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Atividade física
Corrida
Caminhada
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever a metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto de corrida e caminhada orientada, implementado em trabalhadores de uma indústria, de grande porte, de Campina Grande-PB, metodologia essa, que vem relatar todo o processo de adesão dos trabalhadores, todas as etapas necessárias para iniciar os treinos, como, avaliação física, exames bioquímico, triglicerídeos, glicose, colesterol, TGO e TGP e cardiológico com um eletrocardiograma e um laudo médico autorizando a pratica do exercício físico, e por ultimo um teste de condicionamento físico, para assim começar os exercícios com segurança e dentro das condições de cada participante, respeitando a individualidade biológica de cada um deles. O projeto começou em 2013, com 100 trabalhadores, hoje em 2018 chegamos a com 260 e vem crescendo cada vez mais, onde a expectativa é de 300 para esse ano, envolvendo bons resultados e agregando cada vez mais na promoção da saúde dos trabalhadores. Em um recorte dos resultados de 2017 onde 121 foram avaliados e comparados, em planilha de Excel, através dos dados de inicio e fim de ano, tivemos em componentes morfológicos onde (72%) tiveram redução de peso corporal e (28%) um aumento, (81%) diminuiu IMC e (19%) ouve um aumento, dos componentes funcionais temos uma evolução bem significativa no VO² MÁX, onde (92,6%) aumentaram sua capacidade e (7,4%) diminuíram. Concluímos que apenas com um recorte dos resultados podemos perceber como promover saúde nesse quesito de exercício físico, vem trazendo benefícios para os funcionários, e em contra partida diminuindo o numero de absenteísmo e presenteismo, aumentando a produtividade da empresa e gerando uma redução nos custos com plano de saúde, entre outros beneficio, sente-se a necessidade de iniciativas como esta serem reproduzidas e adequadas para outras empresas e setores de trabalho.
Descrição: CONCEIÇÃO, T. S. F. da. Grupo de corrida e caminhada orientada: Uma iniciativa de sucesso em uma indústria em Campina Grande na Paraíba. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16947
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Shirley Felix da Conceição.pdfPDF - Tatiana Shirley Felix da Conceição14.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.